Venda de PBIO está suspensa até novembro

Acidente na REDUC
julho 24, 2023
Sindipetro Caxias participa de evento da FUNDACENTRO a convite do presidente da entidade
julho 24, 2023

Venda de PBIO está suspensa até novembro

Petrobrás desacelera privatização, mas luta continua

A Petrobrás Biocombustível (PBIO) divulgou um comunicado, no dia 14/07, informando a suspensão do processo de desinvestimento (venda) da empresa até novembro de 2023, quando será avaliada pela área de portfólio de forma definitiva a retirada da empresa da carteira de desinvestimentos.

Esse é mais um passo contra a privatização da PBIO, que só acontece graças à luta travada pelos trabalhadores e trabalhadoras que nunca esmoreceram diante do processo de desmonte do sistema Petrobrás levado a cabo no (des)governo Bolsonarista. A luta destes trabalhadores foi um exemplo de unidade da FUP e FNP, que através dos Sindipetros RJ, MG e BA se articularam unitariamente para conduzir esta luta.

Em novembro, quando será avaliado o novo plano estratégico 2024/2028, a categoria se mobilizará para que a PBIO seja retirada de forma definitiva da carteira de desinvestimentos. As mobilizações também serão feitas pela incorporação da PBIO e dos seus empregados na Petrobrás controladora, inclusive como forma de dificultar uma futura tentativa de privatização, já que o STF, em 2019, autorizou privatizar subsidiárias de empresas estatais e de economia mista sem sequer passar por decisão no Congresso Nacional e sem licitação.

SINDIPETRO CAXIAS | 24/07/2023