ACT 2022 – Petroleiros de Caxias e de todo Brasil massacram proposta da Petrobrás
julho 26, 2022
Aprovado programa em defesa da Petrobrás
julho 26, 2022

XIV CONDUC aprova apoio a Lula e carta aos petroleiros do Brasil

Realizado no dia 2 de julho, no CEPE-Caxias, o XIV CONDUC aprovou por ampla maioria o apoio do Sindipetro Caxias à eleição de Lula para derrotar Bolsonaro em outubro. Com a presença de associados da ativa e aposentados, o Congresso debateu os desafios do ACT 2022, da conjuntura do país e da luta em defesa da Petrobrás.

O Congresso iniciou de forma virtual, com debate entre os institutos de pesquisa, DIEESE, IBEPS e ILAESE, que apoiam o movimento petroleiro com estudos sobre a indústria do petróleo e gás. Na manhã de sábado, o debate de conjuntura contou com a presença do vereador e pré-candidato a deputado federal Chico Alencar (PSOL), dos também pré-candidatos a deputado Wadih Damous (PT) e Gabriel Marques (PCB), do pré-candidato a governador Cyro Garcia (PSTU) e do dirigente do MM5, Leo Leal. Após a abertura de conjuntura, foram realizadas as defesas das teses elaboradas para o Congresso, e aberto para a falas dos associados.
Após rico debate, os petroleiros e petroleiras presentes votaram as resoluções de forma democrática, com direito a defesas de posições que foram polêmicas.

Foram votadas resoluções aprovadas por ampla maioria:

1. Que a derrota do governo Bolsonaro que neste momento se dá através da eleição de Lula presidente e orienta seus associados a integrarem os Comitês da pré-campanha, apresentando o programa em defesa da Petrobrás nas eleições sempre com sua independência política;
  2. Um programa dos petroleiros para apresentar aos candidatos nas eleições de 2022 em defesa da Petrobrás;
  3. Organizar caravana de petroleiros para o ato de Lula na Cinelândia no dia 07/07, garantindo ônibus com o Comitê de Luta e fazer faixa do Sindicato com os dizerem: “Petroleiros com Lula. Anular as privatizações e o PPI”;
  4. Organizar uma campanha do Sindipetro Caxias contra a privatização da Petrobrás e pela redução dos preços dos combustíveis;
  5. Uma carta em defesa da unidade nacional dos petroleiros;
  6. Indicativos de construção de comandos de luta para organizar a resistência dos petroleiros;
  7. Uma mensagem de solidariedade à luta dos trabalhadores equatorianos contra o aumento do preço dos combustíveis.

O Sindipetro Caxias já esteve presente no ato com Lula na Cinelândia, no dia 07/07, com diversos petroleiros de Caxias, cumprindo a resolução do Congresso. Agora é preciso dar mais passos em direção ao engajamento de toda a categoria na pré-campanha de Lula a presidente, na luta do ACT e na campanha em defesa da Petrobrás.