Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

11ª PLENAFUP aprova plano de lutas e movimento pela unificação das federações

Cerca de 200 delegados de todo o país estiveram reunidos entre 27 e 30 de agosto de 2024 para debater pautas de luta e organização da categoria petroleira. Apesar de não se tratar de um ano de Acordo Coletivo de Trabalho, o Sindipetro Caxias elegeu seus 8 delegados com a participação da base e participou ativamente dos debates nacionais, com ênfase no debate sobre a negociação de Plano de Cargos e Salários e sobre a unificação da categoria petroleira.

Nos dois primeiros dias o espaço foi tomado por debates sobre a conjuntura internacional e nacional, a respeito dos limites e perspectivas da retomada dos ativos privatizados do Sistema Petrobrás e da Transição Energética Justa e Soberana, que embasaram os demais debates. No terceiro dia os delegados dividiram-se em 5 grupos de trabalho, que se debruçaram sobre os seguintes temas:

1 – Setor Privado e Sistema Petrobrás
2 – Negociações em Andamento (Plano de Cargos, Acordo de Parada, PLR)
3 – SMS
4 – Petros e MAS
5 – Organização Sindical e Anistia

Ao final, foram aprovadas as relatorias dos grupos por todos os delegados, definindo-se com a participação de todos sobre os temas que foram polêmicos. Aprovou-se, portanto, uma proposta da FUP para as negociações em andamento, além de um plano de lutas sobre cada um dos temas.

A votação mais importante da Plenária Nacional da FUP, foi a aprovação da articulação para a unificação das federações, a ser articulada com a direção da FNP. Os delegados presentes reconheceram a importância da atuação do Sindipetro Caxias para o avanço desta pauta. A partir das propostas apresentadas no XVI CONDUC, foi aprovado:

1) Criar um movimento nacional pela unificação das federações;

2) Buscar que as negociação do Plano de Cargos, PLR e outras lutas em andamento sejam feitas com calendário unificado, com pauta única, a partir da discussão entre as direções da FUP e FNP para ações comuns

3) Este movimento deverá atuar pela construção do debate nacional pela reunificação das federações, apontando caminhos e construindo sínteses rumo a uma nova federação unitária da categoria petroleira: de luta, independente e democrática;

4) Propor seminário com a FNP para construir a unificação da categoria;

5) Fórum unitário dos sindicatos e um congresso unitário da categoria visando unificar FUP e FNP;

Esta decisão tem um sentido histórico que pode apontar para a construção do fim da divisão que já dura 18 anos entre as federações.

LEIA A MATÉRIA FEITA PELA FUP: https://fup.org.br/11a-plenafup-aprova-lutas-pela-reestatizacao-de-unidades-privatizadas-e-reunificacao-da-categoria/