Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

NOTA #1 DA PRIMEIRA REUNIÃO DA COMISSÃO QUADRIPARTITE PARA SOLUÇÃO DOS EQUACIONAMENTOS PETROS

Ontem (17/07) à tarde, em Brasília (DF), aconteceu a primeira reunião de trabalho da Comissão Quadripartite para a Solução dos Equacionamentos na Petros, conquistada após a jornada do acampamento e vigília, realizados durante duas semanas, em frente ao Edifício Senado (Edisen), no centro do Rio de Janeiro.

Os trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas foram representados pelo Fórum das Entidades em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros, que é composto pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Federação Única dos Petroleiros (FUP), Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros (Ambep), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos (Conttmaf) e a Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobras e Petros.

Do outro lado da mesa, estavam representantes da Petrobras e da Petros, além dos órgãos do governo federal: da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) e da Superintendência de Previdência Complementar (Previc).

Neste primeiro encontro, os representantes da SEST e da Previc receberam as principais informações dos membros do GT-PETROS, que se reuniram desde meados de 2023, até maio de 2024, e que, apesar dos avanços nos entendimentos ainda não chegaram a uma única proposta de consenso para a solução dos equacionamentos.

A ideia, agora, é chegar nessa proposta de consenso que possa ser implementada, apesar de todas as limitações e dificuldades impostas pela legislação e todo um quadro de barreiras e desafios que a Comissão vai enfrentar para chegar a uma solução que atenda os participantes e assistidos dos PPSPs, repactuados e não repactuados, de modo a ser aprovada principalmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A primeira reunião da Comissão também deliberou sobre o formato e as datas dos próximos encontros, que acontecerão ao longo do mês de julho, em todas as quintas-feiras, às 15 horas.

É importante que a categoria esteja atenta aos informes nos canais de informação das entidades e participe das mobilizações. A luta no “ACAMPAMENTO PELO FIM DOS PEDS, JÁ!” foi primordial conquistar essa comissão, onde agora lutaremos para encontrar uma solução definitiva aos equacionamentos da Petros.

Deixe um comentário

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]