Skip to content Skip to footer

CIPAA cobra Petrobrás sobre condições do transporte

Pressão do órgão de representação, a partir de demandas de trabalhadores/as, já mostra sinais de avanço

No final do último mês, a CIPAA da REDUC se reuniu com a gestão da Petrobrás para pressionar a fornecedora de transporte, a 1001, a atender as demandas apresentadas e melhorar a qualidade do serviço prestado. São vários os pontos de observação apresentados pela base aos representantes da CIPAA nos últimos meses que foram levados à mesa:

💣 1. PERICULOSIDADE | A CIPAA cobrou respostas sobre o pagamento de periculosidade aos motoristas. O que foi aceito pela 1001, porém ainda não esteve presente no pagamento de junho. O acordo é para que ele seja retroativo desde fevereiro/2025.

🚏 2. MICRO COM BANHEIRO | Neste mês de julho, segundo a 1001, era o prazo para que chegassem os micro-ônibus com banheiro. Uma exigência antiga e que agora será atendida pela empresa apenas em outubro.

🚎 3. SUBSTITUIÇÃO DA FROTA | A CIPAA solicitou a inclusão de seis novos ônibus do modelo maior para o atendimento de linhas que vinham apresentando superlotação. A previsão era para que começassem a rodar agora, na segunda quinzena de julho. Além disso, a CIPAA conseguiu o remanejamento de carros de acordo com a demanda e a substituição de uma van por ônibus com banheiro.

📩 4. OBRIGAÇÃO DO ENVIO DE CORREIO PARA EMBARQUE NO ÔNIBUS DE HA | Trabalhadores foram surpreendidos com a necessidade do envio de e-mail para o setor do transporte solicitando o embarque para quem não original é da linha. Só cadastrados conseguem fazer o check-in, impedindo quem não é original, mesmo havendo bancos disponíveis. Entretanto, a CIPAA vem estudando uma forma de mudar este parâmetro, afinal, existem ônibus que saem vazios mesmo havendo demanda de trabalhadores/as.

😡 5. TURNO | Foram apresentadas pela CIPAA uma enorme gama de reclamações que não podem ser ignoradas e deixadas de serem tratadas pela gestão da Petrobrás e da empresa fornecedora. Elas dizem sobre trajetos maiores que 2 horas, horário de partida, atrasos constantes, necessidade de remanejamento de passageiros e aumento de trajeto.

Diante de tais desafios sobre o transporte, a pauta foi votada na última rodada de assembleias como um dos destaques prioritários a ser debatido no âmbito regional. Qualidade e segurança no transporte é um direito e tanto a CIPAA, quanto o Sindipetro Caxias estão cientes dessa necessidade e prontos para continuar a pressionar por transporte digno e seguro.

SINDIPETRO CAXIAS | 22/07/2025

Leave a comment

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]