Objetivo da CA é fortalecer lutas da categoria por um ACT justo, planos de cargos e fim dos PEDs
Nesta semana, chegou ao fim a rodada de assembleias com a base do Sindipetro Caxias iniciada em 12 de setembro. Tendo como pautas o ACT 2025 e a contribuição assistencial, os encontros aprovaram o plano de acordo coletivo formulado na 12ª Plenária Nacional da FUP e a CA de 2% por três meses.
ACT 2025
A proposta de Acordo Coletivo de Trabalho apresentada nas assembleias reivindica reajuste salarial com ganho real, fortalecimento das pautas econômicas e sociais, com melhorias nas condições de trabalho, políticas de saúde e segurança, além de compromissos com diversidade, combate à discriminação e valorização da negociação sindical.
Contribuição Assistencial
A CA aprovada em todas as unidades tem como premissa o fortalecimento das lutas do Sindicato como a aprovação de um ACT justo, o plano de cargos e salários e o fim dos PEDs. No Terminal de Campos Elíseos (TECAM) participaram 45 associados (as) e na Usina TermoRio (UTE-TRI), 30. A CA foi aprovada por 91% e 63% dos presentes, respectivamente. Confira os números:
TECAM: 45 votantes
APROVAÇÃO: 91%
REJEIÇÃO: 4,5%
ABSTENÇÃO: 4,5%
UTE: 30 votantes
APROVAÇÃO: 63,3%
REJEIÇÃO: 3,3%
ABSTENÇÃO: 33,4%
E-MAIL para manifestação de desacordo
Os petroleiros e petroleiras que desejarem recusar a contribuição aprovada tem 40 dias para manifestar o desacordo – 11 de novembro, até às 15h. Para tanto, é necessário encaminhar o pedido de recusa para o endereço de e-mail secretaria@sindipetrocaxias.org.br, fornecendo nome completo, matrícula e chave na empresa.
SINDIPETRO CAXIAS | 01/10/2025