Skip to content Skip to footer

Sindipetro Caxias marca presença no debate federal sobre a escala 6×1

Iniciativa é fruto de luta histórica encampada pelo Sindicato através do Plebiscito Popular

O Sindipetro Caxias e outros sindicatos da cateogira participarticiparam nesta segunda-feira (10) de debate na Câmara dos Deputados sobre os impactos da escala 6×1 nas relações de trabalho. O seminário, promovido pela Comissão de Trabalho, contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, parlamentares e representantes sindicais de diversas categorias. O governo federal defende a revisão do modelo de jornada 6×1 e a redução da carga horária máxima semanal, em diálogo com entidades que buscam atualizar a legislação trabalhista às novas condições de vida e às demandas da classe trabalhadora.

Representando os petroleiros da maior empresa brasileira, a Petrobrás, o Sindipetro Caxias esteve presente para reafirmar o compromisso histórico da categoria com a defesa de jornadas mais humanas e com o fortalecimento dos direitos trabalhistas. A presença do sindicato nesse espaço reforça a importância dos trabalhadores da indústria do petróleo estarem incluídos nas discussões nacionais sobre o futuro do trabalho, ressaltando que o tema das escalas e dos turnos é central para a saúde e o bem-estar de quem atua em atividades contínuas e essenciais ao país.

A presença do Sindipetro Caxias na Câmara é uma continuidade de sua atuação recente no Plebiscito Popular por um País Mais Justo e Soberano, quando esteve junto ao comitê organizativo da regional do Plebiscito em Duque de Caxias. A campanha mobilizou milhões de brasileiros em defesa de direitos sociais e de uma nova organização do trabalho. O movimento contou com mais de 2 milhões de votos pelo fim da escala 6×1, expressando a vontade popular de construir relações de trabalho mais equilibradas e solidárias.

Com essa trajetória de luta, o Sindipetro Caxias reafirma sua disposição de participar ativamente dos debates nacionais que buscam garantir dignidade e melhores condições para todos os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.

Leave a comment

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]