Após denúncias feitas pelo Sindipetro Caxias e intensas cobranças da CIPAA da REDUC, motoristas da empresa 1001 finalmente começaram a receber o adicional de 30% de periculosidade, conforme estabelece a legislação vigente.
A conquista, que inclui o pagamento dos valores retroativos, foi confirmada nesta semana e representa uma importante vitória das trabalhadoras e trabalhadores, fruto da pressão organizada por suas representações.
Desde a troca de contrato de transporte, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) vem cobrando sistematicamente da Petrobrás e da empresa 1001 o cumprimento do acordo de pagamento da periculosidade para motoristas que atuam no transporte de trabalhadores(as) da REDUC. Apesar de a empresa ter aceitado o pagamento, os valores ainda não haviam sido incluídos nos contracheques de junho.
A regularização do pagamento demonstra mais uma vez que a mobilização coletiva e a denúncia dos problemas da base são caminhos eficazes para garantir os direitos.
O Sindipetro Caxias seguirá acompanhando de perto a situação para garantir que nenhum direito seja violado.