Corpo jurídico do Sindipetro Caxias se coloca à disposição para sanar eventuais dúvidas de aposentados/as e pensionistas
Desde janeiro de 2019, agentes inescrupulosos vêm aplicando um golpe sutil, mas que lesou milhões de aposentados/as e pensionistas Brasil afora. Com acesso indevido a dados e forjando autorizações, eles conseguiram fazer pequenos descontos no pagamentos do benefício do INSS.
Ontem, terça-feira (13), o INSS enviou uma notificação para os segurados que tiveram algum tipo de desconto associativo. A MENSAGEM A SEGUIR FOI ENVIADA EXCLUSIVAMENTE PELO APLICATIVO “MEU INSS”:
“Aviso importante para você: foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã (HOJE – 14/05), você poderá informar se autorizou ou não o desconto, por meio do Meu INSS ou ligando para o 135”.
E, também, para aqueles que não tiveram descontos registrados em sua conta:
“Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.”
Hoje, quarta-feira (14), os dados detalhados — como o nome da associação e os valores descontados — também estarão disponíveis nos canais oficiais: Meu INSS e Central de Atendimento 135.
Abaixo, entenda como saber se você foi lesado por essa fraude:
Acesse o site https://meu.inss.gov.br/#/login ou instale o aplicativo “Meu INSS” no seu celular:
Android – https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meuinss&pcampaignid=web_share
Apple –
https://apps.apple.com/br/app/meu-inss-central-de-servi%C3%A7os/id1243048358
Após baixar o Meu INSS, será necessário criar uma conta com login e senha, informando o número do CPF. A senha criada serve também para acessar outros serviços públicos, já que todos os portais foram unificados no sistema Gov.br.
Também é possível criar uma conta no Meu INSS por meio de internet banking de bancos credenciados. Neste caso, basta acessar a opção “Entrar com seu banco”, disponível na página inicial do aplicativo.
Com a conta já aberta, é preciso clicar no sininho que aparece no topo, do lado direito; em seguida, em “Configurar Notificações”; e, por fim, selecionar a opção “Permitir notificações”.
Aposentados e pensionistas com dúvidas ou com dificuldade de acessar o aplicativo podem ligar na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após as 16h e aos sábados.
Ao receber essas informações, o beneficiário poderá confirmar ou contestar a filiação à entidade. Haverá uma opção para clicar e indicar que ‘esse desconto eu não reconheço, não autorizei´. Não será necessário preencher formulários ou anexar documentos.
Caso você não reconheça o vínculo, caberá à associação comprovar, em até 15 dias úteis, a legalidade do desconto. Se não houver comprovação, ela terá o mesmo prazo para efetuar o pagamento à União, por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU) específica. O INSS, por sua vez, repassará o valor ao beneficiário por meio de folha suplementar.
Qualquer dúvida, entre em contato com o Sindipetro Caxias pelo número 21 97680-6319.