Skip to content Skip to footer

G20: FUP e movimentos sociais participam de espaços dentro e fora da programação oficial

Em 2024, o G20 acontece no Rio de Janeiro e com a presidência do Brasil. O governo colocou como prioritárias três agendas: inclusão social e combate à fome; transição energética e desenvolvimento sustentável nas suas vertentes social, econômica e ambiental; e, por fim, reforma das instituições de governança global.

Entretanto, antes da cúpula principal, eventos paralelos ou ligados ao próprio G20 ocorrem já nesta semana. Amanhã, 14, na ABI (Rua Araújo Porto Alegre, 71 – Centro do Rio), acontece a Cúpula dos Povos, evento antagônico ao G20, que tem como tema “A vida acima do lucro: povos e natureza não estão à venda”.

A Cúpula dos Povos discutirá os problemas graves gerados pelo sistema capitalista e que afetam a vida de trabalhadoras e trabalhadores, seja no campo ou na cidade. Do clima à fome; das guerras à perda de direitos, o encontro se coloca como um espaço crítico e de luta. Assim, além da Cúpula em si, no próximo sábado, 16, em Copacabana, os movimentos sociais realizam a Marcha dos Povos.

FUP participa de Cúpula ao lado de Centrais e Dieese

Em sua 19º edição, o G20 Rio de Janeiro abre espaço para entidades e movimentos através do G20 Social. Trabalhadores dos países membros do encontro irão se reunir entre os dias 14 e 16 de novembro na praça Mauá e, ao cabo, levarão em conjunto um documento com as pautas e reivindicações apresentadas por trabalhadores e movimentos sociais para a avaliação da cúpula principal.

As centrais sindicais e o Dieese são as representações dos trabalhadores brasileiros no encontro. Os pilares das demandas são os desafios do mundo do trabalho ante a emergência climática e a necessidade urgente de justiça social.

A FUP, no primeiro dia do encontro, 14, apresenta e participa da mesa “Transição energética justa, soberana e popular para o desenvolvimento sustentável da humanidade”. O espaço foi organizado de forma conjunta por entidades como a Plataforma Operária e Camponesa da Água e da Energia (POCAE), a CUT, a CTB, a CNTE, o MTST, o MST, o MAB, o MPA, o Levante da Juventude, o Afronte, o Ondas, o Sinpaf Solos, o Ineep e o DIEESE.

CLIQUE E CONFIRA AS 20 DEMANDAS QUE SERÃO APRESENTADAS PELAS CENTRAIS E DIEESE NA CÚPULO SOCIAL DO G20

SERVIÇO:

G20 Social – de 14 a 16 de novembro, na Praça Mauá (9h às 18h)
Mesa “Transição energética justa, soberana e popular para o desenvolvimento sustentável da humanidade” – 14 de novembro, 11h – Espaço Cobra
Cúpula dos Povos – 14 de novembro, na ABI (14h – 18h)
Marcha dos Povos – 16 de novembro, posto 6 Copacabana (8h)

Leave a comment

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]