Skip to content Skip to footer

Por justiça climática, equidade e bem viver: Sindipetro Caxias participa de evento Mulheres em Lutas RJ

Fomos mais de 400: somos diversas, mas não estamos dispersas!

Representado pela diretora Michelle Capone, da pasta de Diversidade, militantes da Baixada Fluminense e funcionárias do Sindicato, o Sindipetro Caxias esteve presente no Mulheres Em Lutas (MEL), neste sábado, dia 11 de outubro. O evento realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF), Campus Gragoatá, reuniu diversas organizações dos movimentos sociais e políticos do Brasil promovendo o debate sobre as demandas das mulheres na sociedade.

Foi lindo ver a mulherada construindo mobilizações e denunciando as múltiplas violências e a falta de políticas públicas básicas de um Rio de Janeiro – e, infelizmente, muitas partes do Brasil – governado pela direita facista. Além das denúncias contra as jornadas duplas/triplas de um cotidiano sobrecarregado pelo machismo estrutural e racismo ambiental.

Após o acolhimento e credenciamento, com café da manhã de boas-vindas, o MEL abriu debates nas mesas e painéis “Mulheres em luta para reconstruir o Brasil”, “As violências que querem nos calar”, “Entre o trabalho do cuidado e a luta por justiça reprodutiva”, “Educação e Cultura em resistência”, “Do trabalho ao bem-viver: a vida acima do lucro”. Garantindo a multiplicidade de vozes, somando atividades culturais e oficinas à luta por justiça climática, equidade racial e de gênero, acolhimento e bem viver. Incluindo falas em defesa do feminismo popular, antirrascista, transiclusivo, anticapacitista, indígena, periférico, LGBTQIAPN+, antifascista e anticapitalista.

Segundo a diretora do Sindipetro Caxias, Michelle Capone, o MEL foi o que se propôs ser: um espaço coletivo de lutas das mulheres. “Foi um dia de muito aprendizado e trocas. Debatemos sobre as crises do capitalismo e como elas afetam fortemente as trabalhadoras, principalmente as mulheres negras e periféricas. Falamos sobre o que queremos para o nosso futuro e, principalmente, nos organizamos para criamos ações contratas que viabilizem esse lugar que precisamos ir para avançar na equidade de gênero, raça e social”, comemorou Capone.

O evento contou com espaço recreação e atividades para as crianças. Pequeno gigante detalhe que ajuda a garantir a participação de muitas. O Sindicato entendendo a importância da iniciativa, organizou a participação de militantes Baixada Fluminense, através do apoio de 2 vans para o evento. Uma saindo do Centro de Caxias e outra de Nova Iguaçu.

O MEL RJ reuniu mais de 400 militantes, entre inscritas, organizadoras, palestras e aliados. Essa é a segunda edição do evento, que já reuniu 2 mil mulheres em São Paulo, em abril deste ano. Mulheres em Lutas RJ foi encerrado com o Ato político por Reparação e Bem-viver – 10 anos da Marcha das Mulheres Negras. Evidenciando a luta daquelas que são sistematicamente deixadas e colocadas à margem neste país, as mulheres negras. Agora, estamos nos organizando, rumo à Brasília no dia 20 de novembro para fazer mais uma forte mobilização pela vida.

Viva a luta das mulheres!


Texto por Yanny Chrystyan

Leave a comment

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]