Polícia Civil desarticula quadrilha que roubava combustível de dutos da Transpetro. Bicheiro é apontado como responsável pelo financiamento do grupo.
Amplamente noticiada nos meios de comunicação, a ação contra o grupo criminoso com atuação no furto e processamento de petróleo revela os riscos a que os profissionais estão submetidos em função da condição de segurança pública no Rio de Janeiro e em outros estados.
A atuação de diversas quadrilhas na Faixa de Dutos demonstra a necessidade da melhoria de condições de trabalho, valorização profissional e fortalecimento das medidas preventivas para trabalhadores que atuam em tais condições.
A Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) realizou na manhã desta quarta, 5, uma operação de busca e apreensão em diversos endereços ligados a uma quadrilha que fazia furto criminoso de petróleo de dutos subterrâneos. O produto furtado era vendido para produzir asfalto, borracha e outros derivados.
Dentre os envolvidos no crime está o bicheiro Luizinho Drumond, chefe estratégico e financeiro do bando. Inclusive, a extração do óleo era feita a partir de recursos provenientes do jogo do bicho, o que surpreendeu os investigadores.
Além do crime patrimonial, o delegado responsável pela operação, Pedro Brasil, apontou que o furto e a manipulação do produto traziam riscos ao meio ambiente e poderiam causar explosões e incêndios onde era refinado o petróleo.