Petrobrás cancela primeira reunião do ACT 2022 e petroleiros protestam
junho 6, 2022
Ato unificado contra a privatização marca início da campanha reivindicatória do Sistema Petrobrás
junho 6, 2022

Após FUP se mobilizar contra venda da LUBNOR, prefeitura de Fortaleza aciona justiça para barrar privatização

Cerca de 30% do terreno onde se localiza a refinaria pertence ao município, o que não foi informado antes da transação

Após a Federação Única dos Petroleiros (FUP) contestar judicialmente a venda da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor) e suas estruturas portuárias, no Ceará, à empresa Grepar Participações Ltda, por US$ 34 milhões, 55% abaixo da estimativa de valor de mercado, a operação ganha novos contornos de irregularidade, denunciados pela Prefeitura de Fortaleza (CE). 30% da área do terreno onde se localiza a Lubnor pertencem ao município, mas a prefeitura local, responsável legal pela área, não foi previamente informada da transação pela gestão da Petrobrás.

De acordo com o prefeito da capital cearense, José Sarto (PDT), a Petrobrás falhou, pois sabia que parte do terreno pertencia ao município e ainda assim não informou que a negociação estava sendo finalizada. A procuradoria do município encaminhou ofício à Petrobrás e à Lubnor para levantamento de dados e judicialização da questão.

Segundo informações recebidas da Prefeitura, a Petrobrás ofereceu cerca de R$ 9 milhões pela parte do terreno, que, pelas contas da gestão pública, vale quatro vezes mais, cerca de R$ 40 milhões. Não houve acordo quanto ao valor final, tornando a transferência ilegal, já que não existe qualquer aval da administração municipal ou do Legislativo para a cessão da área.

Para o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, as novas irregularidades só confirmam o descaso do governo federal com o povo brasileiro. “O Presidente Jair Bolsonaro quer acabar a todo custo com esse grande patrimônio da população que é a Petrobrás, principalmente no Norte e no Nordeste do país. Para ele, o que importa é enriquecer os acionistas privados, nem que para isso seja necessário realizar negociatas a preço de banana”, afirma.

“O fato de não terem sequer avisado sobre a transação ao município de Fortaleza, que detém 30% do terreno, pode ser visto tanto como incompetência da atual gestão da estatal, ou como má fé do Governo, mais uma vez”, complementa Bacelar.

Privatizações anteriores

A Lubnor seria a quinta refinaria privatizada pela gestão da Petrobrás durante o mandato do atual Governo Federal. A primeira foi a Refinaria Landulpho Alves (Rlam), na Bahia, vendida no final do ano passado ao fundo árabe Mubadala com valor 30% abaixo do mercado e do estimado pelo Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) e por bancos de investimento.

Também no fim do ano passado, a Petrobrás assinou com a Forbes & Manhattan Resources contrato para a privatização da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), localizada em São Mateus do Sul (PR), por US$ 33 milhões. Já a venda da Refinaria Isaac Sabbá (Reman), no Amazonas, por 70% de seu valor, não está concluída e é alvo de ações na Justiça contra o negócio. Destaca-se ainda a Refinaria Clara Camarão, no Rio Grande do Norte, privatizada este ano como se fosse uma planta industrial de um campo de concessão do Polo Potiguar.

A FUP vem denunciando as privatizações, que são feitas sem transparência no processo de formação de preço de venda e de regularização dos contratos. Além do problema identificado pela Prefeitura de Fortaleza no caso da Lubnor, a privatização leva à construção de monopólios privados no setor do refino do país, como o que ocorreu com a Rlam, vendida para o fundo árabe Mubadala. Hoje, a unidade, rebatizada Refinaria de Mataripe, na Bahia, tem os preços de venda de derivados mais caros do país. Além disso, a refinaria baiana tem deixado de fornecer combustível a navios (óleo bunker) por meio do Terminal Madre de Deus, principal ponto de escoamento da produção.

Ato contra a venda da Lubnor

No último dia 27/5, sexta-feira, em ato organizado pelo Sindipetro-CE e pela FUP, petroleiros e políticos se reuniram em frente à Lubnor para protestar contra a venda da refinaria, uma das líderes nacionais na produção de asfalto e a única no país a produzir lubrificantes naftênicos de usos nobres.

Fonte: FUP