Audiência de Ação Coletiva sobre compressor da U-1530 define que Sindicato produza relatório sobre condições de equipamentos na Reduc

Sindicato participa de Auditoria SPIE
novembro 10, 2022
TRANSPETRO: Luta pelo novo adicional se intensifica
novembro 11, 2022

No dia 24 de outubro, ocorreu a audiência de conciliação do processo (nº 0100398-47.2021.5.01.0201) ajuizado pelo sindicato em 2021, visando a parada do C-5302/compressor da U-1530, que operava com sua turbina em condições de precariedade.

No decorrer do processo, a gestão da Petrobrás cumpriu, na ocasião, liminar obtida para providências, para fazer a manutenção do equipamento, tendo parcialmente sanado o problema. Sucede, porém, que por se tratar de uma máquina antiga de acionamento manual, e pela falta de manutenção preventiva por parte da empresa, os trabalhadores continuam submetidos a um maior tempo de exposição ao ruído – acima do limite de tolerância e temperaturas elevadas -, além do risco de vazamentos de vapor, sempre iminentes. Ou seja: as causas do problema persistem.

O Sindipetro Caxias exige que medidas sejam tomadas para garantir a vida, a integridade física e a saúde dos trabalhadores. Requeremos em juízo o prazo de 60 dias úteis, para elaborar um novo levantamento minucioso das condições atuais de todos os equipamentos similares a referida turbina na refinaria, e entregar para a Petrobrás, denunciando no próprio processo a falta de manutenção preventiva e o sucateamento que a gestão da empresa insiste em esconder, colocando em risco a vida e a saúde de seus trabalhadores.

Depois de um ano com muitos acidentes, inclusive um fatal, exigimos mais investimentos em manutenção, efetivo e segurança nas unidades da empresa. Caso, após apresentado relatório pelo sindicado, não haja uma resposta satisfatória aos problemas relatados, nossos advogados pedirão nova perícia, a par de fatos novos que eventualmente vierem a ser apurados.