Petroleiros em apoio à greve dos trabalhadores dos Correios
agosto 18, 2020
Assembleias virtuais finalizadas!
agosto 18, 2020

Boletim da Rede sobre Exposição aos Agentes da SARS-Cov-2 orienta petroleiros

A Rede de Informações sobre a Exposição aos Agentes da SARS-Cov-2, que objetiva contribuir para a prevenção e o enfrentamento da pandemia da Covid-19, lançou seu quinto boletim. Neste, as orientações são totalmente voltadas para trabalhadores do setor de petróleo e gás. Para reforçar ainda mais as informações já existentes, o informe traz medidas de controles e orientações para esses profissionais.

Segundo o documento, o setor de petróleo e gás está associado aos riscos de contaminação baixo e médio, considerando risco baixo as atividades como manutenção, produção, distribuição, dentre outros, que não exigem contato próximo ou frequente dos trabalhadores. Já risco médio está presente em atividades como perfuração, convívio nas salas de controle, escritórios, dentre outros.

O boletim sugere, assim como nas outras edições, a realização de avaliação de risco, para analisar as atividades que tenham maior contato e elaborar medidas para proteger esses trabalhadores. Além disso, o documento sugere o adiamento das atividades não essenciais que apresentarem alto risco de exposição.  As medidas de controle são separadas em engenharia, voltadas ao setor de produção e administrativa. As orientações para medidas de controle de engenharia vão desde reorganização do ambiente de trabalho até o uso de barreiras físicas de acrílico, ou outro material, para separar os trabalhadores, além de recomendar a abertura de janelas para circulação do ar, se for possível.

Já as medidas administrativas permeiam pelo escalonamento da jornada de trabalho e de intervalos, uso de marcadores de piso com lembretes para os trabalhadores, limitação de pessoas em escritórios, dentre outros. Nessa medida, o boletim também orienta recomendações que os funcionários podem colocar em prática fora do ambiente de trabalho, como evitar pegar carona com colegas, ficar sempre em isolamento social, seguir a prática de higiene pessoal, como a lavagem de mão, dentre outras recomendações. A adequação de higiene dentro dos postos de trabalho também consta no informe.

O boletim lembra que o uso de máscara dentro do ambiente de trabalho é obrigatório, e elas não substituem o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), que devem ser usados simultaneamente.

Petroleiros em foco

Essa tem sido uma categoria que tem demandado atenção, já que muitos trabalhadores e trabalhadoras têm denunciado a forma como as empresas do ramo vêm tratando seus funcionários na pandemia. Segundo fontes, muitos deles são autorizados a trabalhar mesmo com os exames dando positivo.

Pesquisadores da ENSP já emitiram um documento para auxiliar os petroleiros sobre os tipos de testes existentes, e o Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) realizou um Ceensp em que colocou em discussão a saúde desses trabalhadores. Agora, para reforçar ainda mais essas informações, o informe traz medidas de controle e orientações para esses profissionais.

A Rede de Informações e Comunicação sobre a Exposição de Trabalhadores e Trabalhadoras ao SARS-COV-2 surgiu devido à crescente demanda dos trabalhadores por informações, para orientar os planos de contingência e protocolos por local de trabalho e ramos produtivos, conhecendo, assim, as condições de trabalho e de saúde dos trabalhadores dos serviços essenciais que estão atuando não apenas junto a pacientes, como também à população potencialmente infectada pelo SARS-CoV-2, para subsidiar ações de mitigação dos riscos à saúde.

A rede utiliza dados, informações, conhecimento e comunicação para produzir os documentos que servirão de base para esses trabalhadores. A rede é constituída pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), incluindo o Centro de Estudos e Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz), a Plataforma Renast On-line – Fiocruz Brasília, a Universidade Federal da Paraíba e o Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e Ambientes de Trabalho (Diesat).

Instituições internacionais também estão na articulação feita pela rede para dinamizar o trabalho e cooperar com o desenvolvimento das metodologias do projeto, com base em três áreas do conhecimento, ciência da computação — pela The University of British Columbia –, epidemiologia ocupacional — pela Fondazione IRCCS Ca’ Granda Ospedale Maggiore Policlinico – e ação coletiva — pela Universidad Nacional de Colombia. O Informe ENSP acompanhará as ações com a divulgação dos documentos e as denúncias feitas pelos trabalhadores.

Acesse o quinto informe da Rede de Informações sobre a exposição aos Agentes da SARS-Cov-2 aqui

[ENSP-Fiocruz]