CIPA REDUC: acidentes graves são detalhes deixados de fora no levantamento de ocorrênciasda refinaria

Memórias da visitação à Reserva dos Petroleiros no último sábado, dia 06/01
janeiro 10, 2024
Chuvas no RJ: Sindipetro Caxias cobra medidas emergenciais da empresa
janeiro 15, 2024

Reunião dos Eleitos aborda preocupação com asondas de calor com o mapa de risco das unidades

Reunião dos Eleitos

No dia 13/12/23 foi realizada a primeira reunião dos membros eleitos da CIPA da REDUC. O objetivo do encontro foi ajustar os pontos a serem discutidos na Reunião Ordinária.

O cipista e diretor sindical Marcio Gabriel foi eleito vice-presidente da comissão. Hugo Viotto, cipista e diretor sindical, foi eleito secretário e Paula Pego, cipista e diretora sindical, foi eleita para a comissão.

CIPA – MEMBROS ELEITOS PELOS EMPREGADOS:
 TITULARES
MÁRCIO GABRIEL VIEIRA – Técnico de Operação Pleno – REDUC/TEU/ML – 983286-5 – KIH5; PAULA DE CARVALHO PEGO – Técnica de Operação Pleno – REDUC/OPC/CQ – 022284-9 – EKG8; NIVALDO SIERVI JÚNIOR – Profissional Petrobras de Nível Técnico Sênior – Manutenção – Instrumentação – REDUC/MA/EI – 021918-7 – EKH1; DAVID SANTOS CHAVES JÚNIOR – Profissional Petrobras de Nível Técnico Pleno – Projetos, Construção e Montagem – Mecânica – REDUC/ES/PROJ – 966785-5 – EKUJ; HUGO VIOTTO ABREU – Técnico Químico de Petróleo Pleno – REDUC/OT/LB – 248454-4 – FNC3; MARINALDO MENDES DE GÓES – Técnico de Segurança Pleno – REDUC/SMS – 517504-6 – RQ3M; RODRIGO CARNEIRO DE ALMEIDA – Profissional Petrobras de Nível Técnico Pleno – Segurança do Trabalho – REDUC/SMS – 246916-0 – E9G4; MARCELO FIGUEIREDO DA SILVA – Técnico de Segurança Pleno – REDUC/SMS – 965366-6 – EKR8; EDNARDO SANTOS FREITAS – Supervisor – REDUC/OPC/HDT – 022277-0 – EKG4.
  SUPLENTES RAFAEL SANTOS DE SOUZA – Profissional Petrobras de Nível Técnico Pleno – Química de Petróleo – REDUC/OT/LB – 988377-3 – KI2A;NARCISO BARRETO PIRES FERREIRA – Profissional Petrobras de Nível Técnico Sênior – Operação – REDUC/OPE/GPQ – 960969-2 – PDCM;UERLEI FALEIRO MACHADO – Supervisor – REDUC/IE – 973129-2 – EK2U;DANILO SANTOS BRITO – Profissional Petrobras de Nível Técnico Pleno – Operação – REDUC/TEU/MC – 989132-0 – BEYB;FLÁVIO SERPA BARRETO – Profissional Petrobras de Nível Técnico Pleno – Operação – REDUC/OPC/CQ – 245720-4 – PLZ2;CARLOS FERNANDO VIANA – Técnico de Segurança Pleno – REDUC/SMS – 517257-8 – RQPX;LUIZ KLÉBER CUSTÓDIO CHAPINEL – Profissional Petrobras de Nível Técnico Pleno – Operação – REDUC/OPE/PL-I – 991334-0 – M3T2;CARLOS HENRIQUE RIBEIRO DA SILVA – Técnico de Operação Pleno – REDUC/OPC/HDT – 022276-9 – EKGX.

Logo na abertura da reunião, os cipistas eleitos ouviram sobre os deveres na atuação na CIPA, que deve ser em defesa dos interesses dos trabalhadores nas questões relativas à saúde e segurança. Enquantoas necessidades operacionais e de custos de produção cabe aos cipistas indicados pela Petrobrás.

As ondas de calor que acometem todo o Brasilafetam também a saúde dos trabalhadores e asegurança industrial na refinaria. Diante disso, o tema foi tratado como uma demanda a ser absorvidopela CIPA, com o foco em salvaguardar a segurança e até mesmo a vida dos trabalhadores da REDUC.

Outro tema abordado foi a atualização dos mapas de risco das unidades. Esse é um importante instrumento onde os trabalhadores podem localizar os locais de maiores riscos e a natureza de cada um deles. São eles: acidente, físico, químico, biológico e ergonômico. A participação dos trabalhadores na atualização do mapa de risco é de suma importância.É preciso que a categoria esteja envolvida nessa tarefa.

Os trabalhadores têm denunciado à CIPA sobre a exigência da realização de EAD no horário de trabalho contando para o número mínimo das áreas operacionais. Certamente, um treinamento realizado dessa forma não cumpre seu objetivo e ainda coloca em risco as áreas operacionais.

Reunião Ordinária CIPA REDUC

Os temas discutidos e deliberados na Reunião dos Eleitos (acima) foram apresentados para toda a CIPAno dia 19/12/23, durante a Reunião Ordinária.

O SMS da REDUC apresentou a consolidação das ocorrências de segurança do ano de 2023. Os cipistas eleitos observaram com assombro o fato de que os acidentes graves, como a morte do vigilanteLeonardo Lopes (39), em março de 2023, e outros acidentes graves não aparecem nas estatísticas da refinaria. A “justificativa” seria a de que essas ocorrências não são apropriadas pela refinaria. Uma maneira cínica de atenuar as graves condições de segurança nas instalações.

Foi reparada a falta de treinamento adequado quanto aos riscos do benzeno para trabalhadores de áreas reconhecidamente expostas a essa substância carcinogênica.

Denunciado também que os ASOs da refinaria não possuem o risco de morte. Um completo absurdouma vez que, mesmo descaracterizado pela RMNR, todos os trabalhadores lotados na REDUC recebem o adicional de periculosidade. O trabalho em refino de petróleo é o segundo tipo de atividade quanto ao grau de risco. Só perdendo para a atividade com radioisótopos, de acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 15 – Atividades e Operações Insalubres.

Cobramos ainda a participação da CIPA na comissão de ergonomia da REDUC.

A refinaria apresentou uma proposta para ações em proteção à categoria quanto às ondas de calor. No entanto, as medidas são muito aquém do necessário para efetivamente proteger os trabalhadores nessas condições. Foram oferecidos: duas pausas em jornadas de 8h (a empresa não deixou claro se o horário de almoço está incluído nos intervalos);distribuição de isotônicos; e áreas de descanso. Todas as medidas somente seriam válidas em diascom mais de 38°C.

Essas são medidas muito “econômicas” mediante aexposição e as condições de trabalho extenuante da categoria. Os cipistas eleitos e o Sindipetro Caxiassegue na luta para garantir condições efetivamente salutares aos trabalhadores da REDUC.