Chuvas no RJ: Sindipetro Caxias cobra medidas emergenciais da empresa

CIPA REDUC: acidentes graves são detalhes deixados de fora no levantamento de ocorrênciasda refinaria
janeiro 11, 2024
Transpetro persiste com Exclusão da Automação do TECAM do Adicional de Dutos
janeiro 15, 2024

Chuvas no RJ: Sindipetro Caxias cobra medidas emergenciais da empresa

O temporal que aconteceu no Rio de Janeiro entre sábado (13) e domingo (14) fez 11 vítimas fatais na Região Metropolitana. Até o momento, 186 socorros foram realizados pelos Corpo de Bombeiros relacionados às chuvas nas últimas 24h. Em Duque de Caxias as ruas foram alagadas, rios transbordaram e a água chegou a altura do peito dos moradores. Na área industrial a situação não foi diferente e os trabalhadores enfrentaram dificuldade para chegar e sair de Campos Elíseos.

Infelizmente a meteorologia não descarta pancadas de chuva nesta à tarde e à noite. Diante de todos esses tristes eventos, expressamos nossa profunda preocupação com a situação de caos enfrentada pela população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, especialmente os trabalhadores afetados pelas fortes chuvas. As condições climáticas adversas causaram impactos devastadores que resultaram na perda de residências, móveis, telhados e geraram severas complicações na locomoção.

O alagamento na rótula da REDUC – na Estrada Fabor e adjacências – chegou a tornar impraticável o transporte para as empresas do Pólo Petroquímico de Campos Elíseos.

Na Vila das Empreiteiras – localizada na REDUC – houve consideráveis danos que comprometeram as condições de habitabilidade, e ocorreram também perdas materiais de objetos pessoais desses trabalhadores.

Para restabelecer a segurança das operações no local, o Sindicato solicitou as seguintes medidas emergenciais:

Liberação Antecipada do Expediente:
Requisitamos a antecipação geral do expediente no Horário Administrativo e para o pessoal das contratadas, especialmente para os trabalhadores diretamente afetados pelas chuvas na Região Metropolitana.

Não Desconto por Atrasos na Locomoção:
Solicitamos a não aplicação de descontos para aqueles que enfrentarem atrasos devido as dificuldades na locomoção.

Não Desconto para Reparos Domiciliares:
Pedimos que não sejam efetuados descontos para os trabalhadores que precisaram permanecer em casa para realizar reparos no telhado, remover lama ou colocar móveis do lado de fora – entre outras providências necessárias.

Apoio do Serviço Social:
Buscamos a garantia de apoio do Serviço Social da empresa para os trabalhadores em situação de maior vulnerabilidade social decorrente dos impactos das chuvas.

Teletrabalho:
Solicitamos que a Petrobrás faça uso do teletrabalho sempre que aplicável, proporcionando condições adequadas para que os funcionários possam realizar suas atividades remotamente.

Ressaltamos a importância de agir prontamente diante dessa situação de emergência, visando minimizar os impactos sobre os colaboradores afetados. O Sindipetro Caxias está à disposição para colaborar e discutir medidas adicionais que possam contribuir para a recuperação dessa crítica conjuntura.

Orientações
Após reunião com a Gerência da REDUC, informamos que existe orientações para que os trabalhadores que foram afetados pelas chuvas, entrem em contato com os Gerentes Setoriais para tratamento de possíveis atrasos ou saídas antecipadas em função de problemas no deslocamento ou da necessidade de atuar sobre os estragados provocados pelas chuvas.

Foi informado ainda que já houve boa melhora na situação do Alagamento na Ala Sul da Vila e que estavam atuando na Ala Norte com Bomba de campo e Hidrojato. Parte do pessoal da Vila foi remanejado para outras áreas em melhores condições.

O Sindicato segue acompanhando o andamento dessas medidas.

Sindipetro Caxias | 15/01/2024