CIPA TECAM: Veja mais sobre incêndio, efetivo, acessos, ASO, SIPAT e eleições do próximo mandato

7ª Nota de esclarecimento e informações sobre os equacionamentos dos Planos Petros do Sistema Petrobrás
fevereiro 26, 2024
28 de fevereiro: Dia Mundial de Combate a LER/Dort
fevereiro 28, 2024

Resumo CIPA TECAM – 20/02/24

ELEIÇÕES DA CIPA 2024/2025: Foi informado o início do processo eleitoral para a próxima gestão da CIPA. É muito importante que os trabalhadores e trabalhadoras comprometidas com as lutas da categoria se inscrevam. A inscrição vai até o dia 06 de março e pode se feitas pelo e-mail cipatecam@transpetro.com.br

INCÊNDIO ÁREA EXTERNA PRÓXIMO AOS TANQUES: O incêndio ocorreu dia 13 de fevereiro, na terça-feira de Carnaval, e, por isso, o único contingente da brigada disponível, eram os operadores do Turno. Nesse dia o Turno contava com 3 (três)operadores, o que possibilitou, mesmo com todas dificuldades, o combate ao incêndio. Entretanto, o número mínimo do Turno éde apenas 2 (dois) operadores e na maioria das vezes há somente2 (dois) trabalhadores no terminal.

A CIPA debateu sobre o incidente e emitiu algumas recomendações:

“A CIPA chama atenção aos seguintes pontos:

1) Ausência de um sistema de combate a incêndio “independente da REDUC”;

2) Foi constatado que não ocorreu aumento do impacto devido ao efetivo estar em 3 (três) operadores, o que não é o efetivo mínimo (2 OPERADORES);

3) Tempo de 15 minutos foi alto para resposta da REDUC para partir sua bomba de incêndio;

A CIPA recomenda a criação de GT para analisar a ocorrência e criar procedimento gerando maior segurança e eficiência no atendimento.”

PROVADOR DE CORROSÃO DO DUTO ORBIG: O acesso para o Provador de Corrosão do Duto Orbig, localizado na Cidade dos Meninos era de concreto é muito íngreme. Constantemente o caminho ficava cheio de limo e muito escorregadio, impedindo a subida dos veículos. Na última reunião da CIPA, foi informado que as obras de construção do novo acesso, foram concluídas.

AUTODECLARAÇÃO ASO: Os trabalhadores têm tido problemas para fazer a autodeclaração e observações em seus ASOs. É importante destacar que este direito está garantido peloAcordo Coletivo de Trabalho 2023/2025. O Sindicato notificará o SMS da Transpetro mais uma vez, mas tudo indica que será necessário mobilizar a categoria para pressionar a empresa pelo descumprindo uma série de pontos do ACT.

SIPAT TECAMNo dia 20/02/2024 foi informado que nas duas últimas reuniões de organização da SIPAT ficou definido que ela será realizada na semana do dia 8 até 12 de abril. Neste ano, o Sindipetro Caxias realizar uma palestra durante o evento.

ANTIGO PRÉDIO DO IETR: O prédio a princípio estavaabandonado e seria demolido, mas a CIPA levantou a preocupação quanto ao descarte dos materiais remanescentes das edificações. Posteriormente foi definido que seria reformadopelo CREDUTO e a CIPA realizará uma inspeção para verificar o andamento da reforma.

REFEITÓRIO TECAM: Na noite que antecedeu à reunião da CIPA, ocorreu o desabamento de parte do forro de gesso devido ao acúmulo de água por infiltração e vazamento no teto.Felizmente, não houve vítimas, pois aconteceu durante a noite. No entanto, é necessário sanar os diversos vazamentos e infiltrações pelo terminal, a fim de evitar que ocorram outros incidentes similares, com resultados mais graves.