Informe Sindipetro Caxias
FUP comunica à Petrobrás e ao TST resultado das assembleias
outubro 21, 2019

Conselho Deliberativo da FUP avalia resultados e próximos passos

Com exceção do Sindipetro-PR/SC que continua em assembleia, os outros 12 sindicatos da FUP já apuraram o resultado final da consulta aos trabalhadores sobre a proposta de Acordo Coletivo apresentada pelo TST e os indicativos da Federação.

Em média, 70% dos trabalhadores consultados rejeitaram a proposta que retira direitos e desmonta o ACT, facilitando a privatização das unidades do Sistema Petrobrás.

Os petroleiros aprovaram o indicativo da FUP de greve a partir do dia 26 de outubro, caso a Petrobrás não retome as negociações, em 11 dos 12 sindicatos que concluíram as assembleias (veja a tabela abaixo).

Também foram aprovados em todas as bases os indicativos da FUP de referendo dos itens encaminhados ao TST para melhorar a proposta e de condicionamento da assinatura do Acordo Coletivo (caso seja aprovado) à assinatura dos Acordos das subsidiárias e da Araucária Nitrogenados.

Nesta sexta-feira, 18, a FUP e seus sindicatos terão um novo Conselho Deliberativo para analisar os resultados das assembleias e traçar estratégias para os próximos passos da campanha.

O TST deu prazo até a próxima terça-feira (22) para que a FUP encaminhe o resultado de todas as assembleias.

Sindicato Rejeição da Proposta Aprovação da Greve
Amazonas Sim Sim
RN Sim Sim
Ceará/Piauí Sim Sim