CAMPANHA REIVINDICATÓRIA 2022 – Proposta da Petrobrás para o ACT: Perdas salariais e mais um ataque à AMS
junho 28, 2022
Mensalidade sindical dos aposentados – Direção do sindicato propõe teto de R$180 para aposentados
junho 28, 2022

FUP e FNP convocam petroleiros para Marcha a Brasília em defesa da Petrobrás

12 de Julho é Dia de Luta dos petroleiros em Brasília

Enquanto a eleição não ocorre, Bolsonaro avança com sua agenda de privatizações. Durante seu mandato, 76 das 209 estatais federais foram privatizadas. Seu governo bateu recorde de venda de ativos da Petrobrás, segundo o Observatório Social do Petróleo (R$ 138,2 bilhões em ativos) e agora quer entregar o que resta da companhia.

Paulo Guedes já determinou a realização de estudos para a privatização da companhia. Já o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou numa reunião com líderes partidários que pretende colocar em votação um projeto de lei para venda de parte da participação da União na estatal, privatizando seu controle numa desestatização no mesmo modelo da realizada com a Eletrobras.

Não há outro caminho aos petroleiros que não a luta em defesa da Petrobrás. Por conta disso, representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) estão realizando articulações com os deputados e senadores em Brasília (DF) desde a primeira semana de junho, após o presidente da Câmara dos Deputados ameaçar de criação de um projeto de lei (PL) para a privatização da Petrobrás.

Mesmo ainda sem a viabilidade do encaminhamento do PL, a Brigada Petroleira, como se intitula a delegação petroleira em Brasília, decidiu viajar até o Congresso Nacional para conversar com deputados e senadores sobre os prejuízos que a privatização da companhia podem trazer para o país.

Manifestação em Brasília em defesa da Petrobrás

Como fruto das articulações unitárias das federações, que o Sindipetro Caxias têm sido parte ativa, no próximo dia 12 de julho, será realizada uma grande manifestação em Brasília contra a privatização da Petrobrás. Diversas entidades, como a FUP, a FNP, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação, a UNE, o ANDES, a CUT, a CTB e o Fórum de Lutas pela Democracia e por Direitos estão organizando um grande ato em Brasília em defesa da Petrobrás, da soberania nacional e do pré-sal para saúde e educação.

O Sindipetro Caxias convida todos petroleiros para se inscreverem na Caravana do Sindipetro Caxias para a manifestação em Brasília. Para se inscrever é necessário enviar o Nome Completo, RG, CPF e telefone celular para o email ou WhatsApp da Secretaria do sindicato.

Inscreva-se para participar da Caravana a Brasília do Sindipetro Caxias!
Pelo email secretaria@sindipetrocaxias.org.br, ou pelo whatsapp +55 21 99439-9198