Petroleiros de Caxias estão rejeitando proposta da empresa
julho 11, 2019
Dia nacional de luta contra a reforma da previdência
julho 12, 2019

FUP e Sitramico ajuízam ação contra a venda da BR Distribuidora

Os coordenadores da FUP, do Sintramico/RJ- Sindicato dos Trabalhadores no Comercio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (que representa os trabalhadores do setor de distribuição de derivados), e do Sindipetro NF ajuizaram nesta quarta, 10 de julho, ação popular contra a venda da BR Distribuidora.

A venda é ilegal, ante a Lei 9.478/97 e o processo denuncia intenção de inviabilizar a Petrobrás, já que nenhuma empresa de petróleo abre mão de atuar no comércio de derivados. A causa aguarda despacho na 16a Vara Federal do Rio de Janeiro e as argumentações utilizadas no processo têm como exemplo os trechos a seguir: “De uma lista das 20 maiores empresas de petróleo do mundo, a Petrobrás será a única a não contar com uma distribuidora própria?” e “…existe uma única comparação, o Iraque.

A destruição da Petrobrás, mediante a amputação da lucrativa BR Distribuidora, só encontra paralelo em um país derrotado belicamente, ocupado militarmente, e com as atividades econômicas entregues ao capital internacional.”