FUP? FNP? REUNIFICAÇÃO? Segunda (25/03) começa o Plebiscito Consultivo sobre as Federações Petroleiras

Nota de pesar pelo falecimento do companheiro Leão
março 22, 2024
CFT/CRT: Orientação do Sindipetro Caxias
março 26, 2024

Na próxima segunda, dia 25 de março, começa o Plebiscito Consultivo sobre as Federações Petroleiras. A votação fica aberta até 3 de abril. A iniciativa do Sindipetro Caxias tem a finalidade de questionar a categoria da base de Duque de Caxias sobre a estratégia que o Sindicato deverá adotar frente a situação da categoria petroleira que atualmente tem duas federações petroleiras. FUP, FNP ou REUNIFICAÇÃO?

Para ajudar os trabalhadores e trabalhadoras, preparamos uma séria de respostas para as perguntas mais frequentes sobre o tema. Leia e compartilhe:

O que será o Plebiscito?

A categoria vai ser chamada a responder a seguinte pergunta, com três respostas: “Você acha que a estratégia da direção do SINDIPETRO CAXIAS deve ser:” As opções são: FUP, FNP ou REUNIFICAÇÃO.

Será realizado entre os dias 25/03 e 03/04. Vai ser através de voto em papel, onde os trabalhadores e trabalhadoras depositarão seu voto em uma URNA. Haverá urnas em todas as bases de Caxias e na sede do Sindicato.

Por que fazer o plebiscito agora?

Após dois Acordos Coletivos de Trabalho (ACT 2023/2025 e PLR-2023) a direção do Sindipetro Caxias constatou que um dos principais problemas para o avanço das demandas e reivindicações da categoria é a divisão nacional do movimento petroleiro.

Coerente com a votação das assembleias do ACT que votou uma carta-compromisso que dizia:

Avançar a luta pela unidade da categoria petroleira e da classe trabalhadora. Chega de Divisão. É necessário mudar o movimento petroleiro nacional para uma nova concepção, com união, força e democracia sindical. Os petroleiros e petroleiras de Duque de Caxias irão abrir esse debate com o conjunto do movimento petroleiro como forma de avançar a organização da categoria petroleira nacionalmente.”

E coeso com o programa da nossa chapa Reage Petroleiro quando da eleição, que tinha o seguinte compromisso: “Abrir o debate sobre a relação das federações.”

Estamos trazendo essa discussão em um ano onde teremos muitas lutas para travar, mesmo não havendo negociação de ACT.

O Plebiscito é conclusivo/deliberativo?

Não. O Plebiscito será consultivo, e é um processo que inicia o debate. O resultado final do plebiscito não vai finalizar este debate, pelo contrário, vai inaugurar ele, com alguma orientação que a categoria der para a direção do Sindipetro Caxias.

Por que um plebiscito consultivo?

Porque queremos que a categoria – a base – oriente qual a melhor estratégia que a direção do Sindipetro Caxias tem que seguir. Um plebiscito tem um caráter consultivo. Não há previsão no estatuto do Sindicato. O que delibera formalmente são os congressos, assembleias e a eleição da diretoria.

Quais as consequências do Plebiscito?

Considerando que cada estratégia pode ter diversas nuances e táticas, de forma resumida:

Se a maior parte da categoria votar FUP: A direção do Sindicato informa às duas federações deste resultado, dando destaque junto à FNP que a categoria segue como estratégia de organização nacional, a FUP.

Se a maior parte da categoria votar FNP: A direção do Sindicato, em momento futuro e oportuno, convocará um congresso e Assembleias para a categoria formalizar ou não a filiação do sindicato à FNP e desfiliação da FUP, mediante o debate necessário para esta decisão.

Se a maior parte da categoria votar REUNIFICAÇÃO: A direção do Sindicato vai começar uma campanha junto a todas as bases, direções sindicais e federações, para que todos os Sindipetros estejam se organizando numa nova federação, com novo nome e novo estatuto.