Luta e negociação
outubro 27, 2019
FUP e sindicatos ingressam com ações contra leilão do Pré-Sal
novembro 8, 2019

Greve aprovada gera nova proposta do TST

Diante da iminência da greve nacional dos trabalhadores do Sistema Petrobrás, convocada para este sábado (26/10), a Vice- Presidência do Tribunal Superior do Trabalho, que vem conduzindo a mediação do Acordo Coletivo da categoria, apresentou à FUP e aos sindicatos uma nova proposta nesta sexta-feira, 25.

O TST mantém os itens do Acordo proposto às entidades sindicais e à Petrobrás no dia 19 de setembro e faz aperfeiçoamento na redação, em relação à maioria dos pontos deliberados pelos petroleiros nas assembleias das bases da FUP para melhoria da proposta:

• Reajuste da AMS pelo índice VCMH, a parti r de março de 2020, limitando em 30% a participação dos trabalhadores no custeio do plano.
• Garantir que a implantação do turno de 12h nas bases de terra seja feita somente mediante negociação regional entre a Petrobrás e os sindicatos.
• Limitar as horas extras a 2h por jornada; o excedente terá 50% pagos e o os outros 50% destinados ao banco de horas; criação de um Grupo de Trabalho Paritário para definir limites do banco de horas.
• Incorporação da cláusula que já consta no ACT da Transpetro sobre recolhimento
e repasse das mensalidades sindicais
• Compromisso do TST em manter o mesmo teor da proposta de Acordo Coletivo para as subsidiárias e Araucária Nitrogenados.

Diante da nova proposta apresentada pelo TST, o Sindipetro Caxias indica a suspensão da greve e aprovação da proposta. Sendo assim, convocamos a categoria petroleira a realizar assembleias a partir deste domingo, 27, às 15h.

Confira nosso edital:

[FUP]