Na contramão da transição energética, gestão da Petrobrás quer aumentar em 19% produção de petróleo
junho 15, 2022
CD da FUP indica rejeição à contraproposta da empresa
junho 23, 2022

Incêndio na UTE TermoRio

Aproximadamente às 11:15 da manhã deste sábado, 18/06/2022, iniciou um princípio de incêndio na casa de filtros da Turbina a Gás 11, que encontra-se em parada de manutenção. O sinistro evoluiu para uma emergência agravada, com um incêndio em toda a casa de filtro, não se alastrando para outros locais, em virtude da atuação da brigada de incêndio.

A ocorrência foi combatida, a princípio, pelos funcionários da contratada, seguida pelos profissionais Petrobras membros da Brigada de Incêndio. Foi acionado pelo supervisor de turno o PAM-CE que veio em auxílio junto com o corpo de Bombeiros (CBMRJ).
O incêndio foi, aparentemente, debelado às 11:54. Os bombeiros terminaram o rescaldo e encerraram a emergência agravada às 13:02.

Não nos parece coincidência que em menos de 1 semana tenha ocorrido 3 acidentes em nossa base de Duque de Caxias em paradas de manutenção. É fundamental que a empresa tome providências para garantir a segurança dos trabalhadores e uma investigação profunda também deste novo acidente com respeito à posição da CIPA e do Sindicato.

Resumo da Unidade:

A Usina Termoelétrica TermoRio, outrora denominada Governador Leonel Brizola, é uma usina Termoelétrica, composta por 6 turbinas a gás (com queima de gás natural) e 3 turbinas a vapor, em ciclo combinado com co-geração de vapor de processo para a REDUC. Possui uma capacidade instalada de aproximadamente 1000MW de energia elétrica.