Fascistas invadem sede dos três poderes em Brasília e ameaçam ato na REDUC nesta madrugada

Assembleias pela democracia: veja o calendário
janeiro 6, 2023
Sindipetro Caxias monitora segurança da REDUC após ameaça fascista
janeiro 9, 2023

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.

Numa escalada de violência sem precedentes em nossa história, fascistas invadiram o palácio do Planalto, o STF e o Congresso Nacional neste domingo, com absurda conivência das forças de segurança de Brasília. Uma semana após a posse do presidente Lula, grupos fascistas ligados ao ex-presidente insistem de forma criminosa a tentar derrubar o governo eleito democraticamente.

Soubemos também de convocações golpistas para a REDUC com o objetivo de tentar obstruir o abastecimento de combustível no Rio de Janeiro. O governador Castro se pronunciou colocando-se contra as ações golpistas e disponibilizando a PM para proteger a refinaria. A convocatória que tem rodado grupos de WhatsApp é de uma concentração no Mercado de São Sebastião para caminhar para a BADUC, na Washington Luiz depois do viaduto, onde há trafego de caminhões para abastecimento.

O Sindipetro Caxias entrou em contato com a gerência da REDUC para exigir segurança para os trabalhadores e para a Refinaria e esteve presente hoje na troca de turno do zero hora para dar os informes para a categoria. Foi informado que há deslocamento da vigilância da refinaria para garantir segurança e contato com a PM que já está com patrulha na entrada da refinaria.

Apesar das declarações do governador, vimos em Brasília a conivência das forças de segurança com os golpistas. Pedimos à categoria cautela e atenção. Não há até agora elementos que nos permitam caracterizar para onde vai o movimento golpista que se iniciou hoje. Não é momento para desespero e medo, mas para união da categoria em defesa da democracia.

Cabe à classe trabalhadora se colocar do lado certo da história, defender nossos direitos e garantir nossas liberdades democráticas, se colocando de todas as formas necessárias contra essa escalada afrontosa e reacionária bolsonarista. Por isso, as Frentes e os movimentos sociais estão convocando um Dia Nacional de Manifestações pela democracia para este dia 9 de janeiro, no Rio será às 18h na Cinelândia, onde será muito importante a presença de todos que não estiverem trabalhando.

O Sindipetro Caxias está monitorando a situação e estará presente novamente na troca de turno na manhã do dia 9 para garantir a segurança dos trabalhadores. Nenhuma ação individual e espontânea. É hora de união e organização para defender a democracia.

Por fim, estamos convocando uma reunião para amanhã na sede do Sindicato às 11h para avaliar a situação. Fique atento às mídias do sindicato para novas orientações nas próximas horas.

SINDIPETRO CAXIAS CONVOCA:

11h – Reunião de avaliação na sede do Sindicato