Aline Babinsck é a mais nova diretora liberada do Sindipetro Caxias
fevereiro 14, 2021
Trabalhadores com contracheques zerados
fevereiro 14, 2021

Negociação da Tabela de Turno

Em que pé está?

Desde 2019, a partir de uma necessidade colocada pela empresa, o Sindipetro Caxias junto à Federação Única dos Petroleiros vem tentando negociar com a Petrobrás os termos para as mudanças na Tabela de Turno dos petroleiros e petroleiras.

Apesar de apostar em uma postura intransigente e abandonar a negociação implementando unilateralmente a tabela 3×2 “literal”, com a greve de fevereiro do ano passado a Petrobrás viu-se obrigada a sentar para conversar com os representantes dos trabalhadores para que o assunto fosse discutido.

A partir daí os petroleiros da REDUC e da UTE-GLB puderam escolher o regime de trabalho e a tabela que melhor atenderia às suas necessidades, e para isso puderam contar com a assessoria on-line que o Sindipetro Caxias prestou trabalhadores trazendo especialistas para tirar dúvidas tanto na relação jurídica quanto nas questões da saúde do trabalhador. Acesse aqui os vídeos no YouTube.

Os resultados das assembleias de todo o Brasil já foram apresentados à empresa e, apesar da esmagadora rejeição das propostas de minuta da empresa, na última reunião que ocorreu no dia 04/02 a Petrobrás insiste mais uma vez em manter uma postura intransigente com relação às demandas dos trabalhadores e trabalhadoras na contra proposta construída junto com o Sindipetro Caxias. Reafirma que essa seria sua última proposta.

E quais são os pontos de discussão a respeito dos quais a empresa insiste em manter? A empresa exige que a categoria abra mão de todas as ações judiciais que tenham relação com a antiga tabela de turno de 8 horas. Os pontos controvertidos podem ser encontrados no nosso quadro comparativo (parecer jurídico) clicando aqui.

Os textos mais atuais das minutas de regulamentação de tabelas de turno, que se encontram em discussão com a empresa, podem ser acessados abaixo:

Acesse aqui a minuta 8h

Acesse aqui a minuta 12h

A diretoria do Sindipetro Caxias está debatendo com sua assessoria jurídica os próximos passos. Em breve, teremos novidades.
Você pode acessar todo o histórico da Tabela de Turno clicando aqui.