Dobras de turno na REDUC
setembro 23, 2019
Decisão do STJ derruba liminares que suspendiam cobrança do PED
setembro 27, 2019

Nova proposta para Acordo Coletivo será debatida em Conselho Deliberativo da FUP

O TST apresentou na noite de quinta-feira, por meio do vice-presidente do tribunal, Renato de Lacerda Paiva, uma proposta de Acordo Coletivo para os trabalhadores da Petrobrás, após reuniões de mediação solicitadas pela empresa e aceitas pela FUP e pela FNP. A divulgação foi feita por meio de transmissão ao vivo no canal do TST na internet.

O Conselho Deliberativo da FUP, integrado por representantes dos 13 sindicatos filiados à Federação, se reúne na próxima terça, 24, no Rio, para avaliar a proposta do Tribunal. No dia seguinte, a FUP e a FNP se reúnem para definir de modo conjunto os próximos passos da Campanha Reivindicatória. Após prorrogação solicitada pelo TST, o Acordo Coletivo dos Petroleiros tem validade até o próximo dia 30.

Durante a transmissão ao vivo, Paiva destacou o papel dos sindicatos na defesa dos interesses dos trabalhadores, testemunhando o empenho dos representantes da FUP e da FNP.

O vice-presidente do TST também lembrou a necessidade de outras lutas que envolvem a Petrobrás, como as que dizem respeito às desmobilizações e à privatização, “que são relevantes e urgentes para a categoria”.

Além da Campanha Reivindicatória, uma grande luta que está colocada para os trabalhadores é o da defesa da própria Petrobrás, como citado até mesmo pelo próprio vice-presidente do TST. A companhia está sendo fatiada para ser entregue a outras petroleiras, privadas e estatais estrangeiras, em prejuízo da soberania nacional e da atuação da Petrobrás enquanto empresa promotora de desenvolvimento com justiça social no Brasil. Nas últimas semanas, a Petrobrás tem anunciado sucessivamente a venda de refinarias e a “desmobilização” de bases administrativas. Regiões inteiras, como o Nordeste, correm o risco de deixarem de contar com instalações da empresa, gerando desemprego, queda na arrecadação de estados e municípios e concentração industrial no Sudeste.