Trabalhador não negocia com patrão
junho 6, 2019
Privataria é com Supremo e com tudo. A luta é nas ruas
junho 10, 2019

Petroleiros rejeitam contraproposta da Petrobrás

Os petroleiros e petroleiras que participaram das assembleias realizadas entre os dias 30 de maio a 6 de junho em todas as bases do Sindipetro Caxias, rejeitaram quase que por unanimidade a contraproposta da Petrobrás de Acordo Coletivo de Trabalho e aprovaram a participação da categoria na Greve Geral de 14 de junho.

Esta contraproposta rebaixa o atual ACT e retira muitos direitos dos trabalhadores do Sistema Petrobrás, além de tentar acabar com a representatividade dos sindicatos. A proposta da FUP é de nenhum direito a menos. E iremos brigar por nosso Acordo, que levamos anos e muito sangue e suor para conquistá-lo. Todos à greve!

Alguns dos principais ataques:

1 – HORAS EXTRAS
Redução do acréscimo das horas extras à metade – dos atuais 100% passariam a ser 50%, inclusive para os casos do extraturno (dobradinhas – atuais cláusulas 11, 12, e 13). Fim da hora extra troca de turno (minutex – atual cl. 14). fim das horas extras de parada e partida de produção (atual cl. 11, § 7°).

2 – RMNR
Quitação (redução a zero) do passivo das ações de RMNR (cl.15, § 3°, da contraproposta).

3 – AMS
Aumento de nosso custeio na AMS. Passaríamos a pagar 50% do custo em 2022, já aumentando para 35%, ano que vem.

4 – DISPENSA SEM JUSTA CAUSA
Fim do Mobiliza e retirada dos capítulos iv (“da segurança no emprego”), e v (“planejamento, recrutamento, seleção e movimentação de pessoal”) — acabaria com todas as proteções contra despedidas arbitrárias, e contra despedidas por inovações tecnológicas, mudanças organizacionais, e vendas de ativos.

5 – HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO CONTRATUAL
Fim da obrigação de homologação da rescisão no sindicato (atual cl. 48) — o que é ainda mais grave ante as regras do PDV, que dão quitação geral de qualquer direito trabalhista não pago.

6 – ATAQUE AOS SINDICATOS
Fim da liberação de dirigentes com ônus para a Petrobrás e fim do desconto em folha das contribuições sindicais.

7 – PAGAMENTOS
Fim da antecipação do 13° em fevereiro, ou nas férias (atual cláusula 2ª).

8 – SALÁRIOS
Congela a tabela salarial. Reduz gratificação de férias para 1/3.

9 – DIA DE DESEMBARQUE E INTRAMUROS
Acaba com a preservação de acordos regionais como Dia de Desembarque e Intramuros em Imbetiba.

10 – VIGÊNCIA
Reduz para um ano.

Clique aqui e leia na íntegra todas as mudanças propostas pela empresa já com a análise do Sindicato.