Último boletim Nº 751 no ar!
abril 28, 2021
Como está a contaminação na REDUC e UTE (Petrobrás)?
abril 29, 2021

REDUC: Risco Grave e Iminente na U-1530

O sindicato solicitou de forma urgente e imediata, através de ofício e várias reuniões gerencias, a parada da U-1530 devido ao risco grave e iminente, não só por exposição dos trabalhadores a ruído acima de 115dB sem proteção adequada, nos termos da NR 15, anexo I, item 7, mas também por risco de vida.
O C-5302 está com ruído altíssimo devido a vazamento de vapor de alta pressão (600#) multidirecional na parcializadora, apresentando risco de vida para o operador que necessariamente tem que se aproximar do equipamento para a operação e partida do mesmo.
A gestão deste setor realizou uma instalação improvisada de andaimes e tapumes para impedir a projeção do escape de vapor de alta de quem se aproxima deste compressor. Barreiras físicas para que em caso de explosão pedaços de material não acerte o operador.
O risco de explosão é real e imediato. Até agora, os gerentes continuam assumindo o risco das vidas dos trabalhadores fazendo gestão cloroquina, sem eficácia.
Não adianta isolar a área, fazer barreira física ou fingir que está tudo normal. O que adianta é parar o equipamento e fazer manutenção.
Diante desta instabilidade operacional nesta unidade, tem sido comum a ocorrência de desarme “trip” do compressor por duas ou três vezes durante o turno.
O problema é tão grave que, na rua onde ocorre o embarque e desembarque dos técnicos de operação da unidade, o ruído passa de 90dB.
A U-1530 não pode operar dessa forma, sob risco de acidente grave com a força de trabalho. Os trabalhadores não podem ser gados e irem para mais uma armadilha.
Será que o anteparo irá proteger o trabalhador numa explosão?
O trabalhador tem que cair na armadilha gerencial?
Gerentes da REDUC, parem a unidade antes que a granada exploda