Resumo Reunião CIPA REDUC (24/01/2024)

Resumo Reunião CIPA TECAM (10/01/2024)
janeiro 31, 2024
31 de janeiro: 8 anos do acidente que nos tirou Cabral
janeiro 31, 2024

Resumo Reunião CIPA REDUC (24/01/2024)

Sindipetro Caxias e CIPA REDUC buscam solução para cabos elétricos de alta tensão expostos, ruído do hidrojato, coleta de uniformes, alagamentos e mais

Cabos Elétricos RACE MC próximo ao RACE e 1790:
No dia 19 de janeiro, após constatação do risco grave e iminente, o Sindipetro Caxias expressou profunda preocupação com a segurança dos trabalhadores na REDUC, onde cabos elétricos de alta tensão passados de forma provisória pelo chão da área de movimentação de combustíveis estão expostos.

A exposição viola normas de segurança e pode causar consequências graves, já que os cabos estão juntos à rede de águas de combate a emergência da REDUC, a RACE. Diante do fato, a CIPA eleita solicitou uma Reunião Extraordinária, que foi negada. Contrariando a NR-5.

A não realização desta reunião configura descumprimento de normas vigentes. A CIPA tem direito à análise de riscos e interrupção de atividades, conforme NR-5. Alertamos que a negação da reunião configura descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025. A CIPA deve ter acesso a informações necessárias à Segurança e Saúde do Trabalho, bem como ter meios de cumprir suas obrigações normativas, como zelar pela segurança no ambiente.

A gerência da refinaria deve corrigir a falha estrutural e administrativa no trato deste caso imediatamente para garantir a segurança das pessoas e dos processos na área industrial e para viabilizar a participação da representação da categoria na CIPA neste processo.

Prevenção a Dengue:
O Sindicato está cobrando a gestão e os setores responsáveis em função da crescente preocupação com o aumento significativo dos casos de dengue no estado do Rio de Janeiro, conforme relatos do Ministério da Saúde.

De acordo com as informações disponíveis até o dia 13 de janeiro de 2024, o estado registrou um aumento alarmante de 669% nos casos de dengue em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 4.352 casos. Este cenário demanda atenção especial, especialmente em ambientes industriais, como as unidades da Petrobrás.

Dentre as medidas preventivas nas instalações da Companhia foram recomendadas práticas visando evitar a propagação do mosquito Aedes Aegypti.

Medidas de atendimento a diabéticos:
O Sindipetro Caxias destaca uma preocupação urgente referente ao atendimento a trabalhadores diabéticos no posto médico da REDUC. Recentemente, fomos informados de um incidente em que um colaborador diabético necessitou de atendimento de emergência, contudo, foram constatados pontos para melhoria, com recursos necessários para uma resposta adequada.

Essa situação evidenciou a necessidade premente de aprimoramentos para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores diabéticos, que são cerca de 6% da força de trabalho. Nesse contexto, solicitamos, com a máxima urgência, a implementação de medidas que garantam o socorro e atendimento adequado desses trabalhadores.

Ruído do hidrojato ao lado das oficinas:
Recebemos denúncias de situações de ruído excessivo provocado por atividade de hidrojato realizada atrás da Oficina 84 da REDUC. Diante disso, foi formalizada nova denúncia solicitando que sejam tomadas providências para evitar a exposição a esse agente de risco que está afetando os trabalhadores da Manutenção.

Esses episódios já foram relatados em reunião com a CIPA da refinaria e até hoje nenhuma providência foi tomada. O Sindicato também solicitou que, caso necessário, seja feita medição na Oficina 84 durante a realização da atividade de hidrojato.

• OUTROS TEMAS LEVANTADOS NA REUNIÃO CIPA REDUC:

Foi apresentado o Programa Onda de Calor. Comentado que há poucos bebedouros nos setores (CQ e CSL). A CIPA acredita ser necessário e adequado pelo menos mais 1 (um) nas áreas. Reforçada a proposta de pontos de hidratação;

Questionado se a ocorrência de parada do elevador do FLARE com descida por alpinismo dos colaboradores foi registrada como acidente;

Lembrado que há uma solicitação de medição de material particulado no CQ e URE. Pedido retorno desta medição;

Foi lembrado que o elevador do CQ está entrando em inoperância;

Na C-280002A.B há telhado com furos, ponte rolante inoperante e iluminação (igual ao C-410001);

CIPA apontou que há setores atuando com efetivo abaixo do mínimo e/ou sem redução das demandas caso contem com Opman;

Registrado a ocorrência regular de dobras de 24h, o que não é sadio. É necessário que seja feita uma reavaliação do intervalo mínimo em função desda nova carga horária de trabalho de turno;

Pedido para avaliar a possibilidade de restabelecer um plantonista da CIPA diariamente ou uma vez por semana;

Informado a necessidade de melhora na coleta dos uniformes nos vestiários e da lavagem desses uniformes;

Problema crônico no ar-condicionado do TEU/MC (GLP) e na Inspeção. Solicitado o concerto ou troca dos aparelhos com defeito;

Chuveiro com resistência queimada no Vestiário 4;

A falta de energia nos portões 5 e 6 está obrigando os trabalhadores a darem a volta pelo Arco para chegar no Cepe;

Reforçado o pleito histórico pela instalação de cobertura na Central de Ponto para evitar acidentes em dias de chuva;

Alagamentos por falta de desassoreamento e limpeza na rótula externa da refinaria, no vestiário da manutenção, na Rua próxima do portão 5, e na Vila das Empreiteiras;

Foi solicitado o fim da situação de agendamento de ônibus e posteriormente mostrar QR code para usar ônibus do H.A.;

Reforçado a necessidade de novos ônibus, pois antigos estão fazendo muito ruído, têm ar-condicionado desregulados e são desconfortáveis. Além da potência fraca do motor, principalmente os veículos do trajeto para Petrópolis e Teresópolis;

Foi pedido a reativação das faixas de pedestres apagadas. Principalmente as faixas dos portões 5 e 6 que vão para Cepe.

Sindipetro Caxias | 31/01/2024