Resumo reunião Comissão de SMS UTE-TRI 23/01

Convocação de assembleia – TECAM 01/02
janeiro 30, 2023

Resumo reunião Comissão de SMS UTE-TRI 23/01

Sindipetro Caxias questiona número de efetivo no turno e solicita divulgação de medidas preventivas de emergência

Efetivo mínimo

O Sindicato apresentou a pauta referente ao número mínimo de operadores no turno, pois a operação sempre foi feita com seis operadores, garantindo-se o mínimo de cinco (supervisor incluso) e, recentemente, tem sido praticado o número mínimo de quatro durante o HA e de três fora deste, incluindo supervisor. Ressalta-se que a UTE-Tri dispõem de 31 vagas para Operador (6 por turno + 1 GPI).

Foi questionado o atendimento à legislação e normatização de composição de brigada de incêndio que estaria em número inferior ao necessário. A empresa respondeu ao sindicato que está provisionado a contratação de dois bombeiros civis por turno.

A gerência respondeu que foi realizado estudo em conjunto com SMS, de onde saiu um relatório com análise de resposta à emergência que defendia a necessidade de apenas quatro profissionais, inclusive um ficando na sala de controle (painel). Mesmo com o sindicato solicitando apresentação de um estudo completo de efetivo na próxima reunião, a empresa informou que isso é apresentado em uma reunião anual, prevista em cláusula do ACT. O sindicato não considera este tema pauta da cláusula referida, pois a mesma foi conquistada para tratar do efetivo mobilizado entre unidades em função de privatização e não sobre efetivo mínimo de segurança.

O Sindicato solicitou a divulgação de todas medidas preventivas em andamento para resposta a emergência, especialmente o estudo mencionado pela gerência de SMS.

Piso da Rua 10 cedendo

Relatou-se que foram frustradas as tentativas de contratação de obra no último ano porque a licitação terminou sem empresas interessadas.
A gerência informou que os equipamentos e a ponte rolante nesta localidade não estão comprometidos por esse problema na via.

Problemas de Acesso – Bloco 1

Informado a realização de melhorias no gradeado para canaleta e guarda-corpo que inexistente no projeto, bem como reparos nas portas e pisos dos enclausuramentos. Não foi apresentada solução definitiva, quanto às portas do enclausuramento. O sindicato lembrou que esses equipamentos foram importados de um projeto europeu antigo, que não é fabricado no Brasil.

Cadeiras da sala de controle

Realizado levantamento das cadeiras defeituosas para reparo ou troca, se frustrada a primeira tentativa.

Temperatura alta nos vestiários

Sindicato questionou problema que permanece por vários anos. A empresa informou que serão instalados aparelhos de condicionamento de ar nos vestiários, além das manutenções ocorridas nos exaustores de ar. O prazo para instalação será fornecido quando os equipamentos forem adquiridos.

Problemas de Iluminação na área industrial

A gerência respondeu os questionamentos do Sindicato alegando que já foram feitos avanços principalmente no bloco 1 e também no bloco 2 mas que ainda faltam pontos para melhoria no bloco 3 que estão em andamento. Alegou-se obsolescência dos equipamentos, com a troca por modelos mais novos de LED. Sindicato apontou que reparos foram feitos imediatamente após levantamento desse ponto na reunião da CIPA. Mas urge a necessidade de identificar as luminárias e todas as instalações elétricas para este fim no prontuário de instalações para não deixar as que trabalham a noite (principalmente operação e vigilância patrimonial) em situações de vulnerabilidade.

Falta de Transporte para terceirizadas

Comunicada realização de tratativas junto a ASSECAMPE para reivindicar junto a Prefeitura de Duque de Caxias o retorno das linhas de ônibus que foram descontinuadas durante a pandemia. Empresa indicou que as entidades Sindicais devem se somar a esses esforços. Respondemos que iremos procurar as demais entidades sindicais e que procuraremos a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Ocasião na qual, contamos com o apoio da empresa, que ficou de avaliar atuação conjunta.

Caixa de Sugestões CIPA

Informada instalação de mural e caixa de sugestões da CIPA no prédio de O&M. Sindicato solicitou que o mesmo fosse replicado para o P-2, local de maior concentração das contratadas.

CIPA no DDS das contratadas

Discutida participação regular dos membros da CIPA nos diálogos diários das contratadas. Empresa respondeu que está aberto para nossa participação, bastando combinar antecipadamente com a gerência local.

Falta de EPIs

Sindicato trouxe a reclamação referente a piora na gestão EPIs que não é feita mais localmente, dificultando acesso dos trabalhadores a esses itens principalmente fora do horário administrativo. A gerência informou que existem problemas relacionados com a parametrização e falta de atualização dos NM’s no SAP, que existe procedimento para solicitação de óculos de grau e a existência de sobreaviso do almoxarifado para situações de necessidade de EPIs fora do H.A. O Sindicato demandou que os problemas fossem tratados com maior agilidade, garantindo-se o acesso imediato aos EPIs, quando forem demandados pela força de trabalho.