Resumo Reunião Ordinária e Reunião Extraordinária CIPA UTE

abril 15, 2024

Resumo Reunião Ordinária e Reunião Extraordinária CIPA UTE

PGR | Saúde | Segurança | Estacionamento | Câmeras

Reunião Ordinária da CIPA da TermoRio ocorreu naúltima quarta-feira, 10/04/2024, às 10h. Na ocasião, a CIPA UTE e o Sindipetro Caxias participaram da apresentação do PGR feito pela médica do trabalho da Petrobrás responsável pela unidade.

O Sindicato está lendo atentamente o material apresentado e, até o momento, não identificou problemas no documento. Entretanto, diante de qualquer fato ou percepção nova, iremos atuar para a melhoria deste importante instrumento de proteção à saúde da categoria.

Outro ponto de destaque da reunião foi a apresentação feita por uma trabalhadora que está muito insegura para transitar na rua em frente da unidade. Isto se deve ao fato principalmente de não haver estacionamento suficiente dentro da usina.

O tema já foi levado à gerência da usina e a resposta dada pela empresa foi: as obras que estão sendo realizadas para alocar as empresas terceirizadas (“empreiterópolis”) que contará com aproximadamente 80 vagas de veículos, melhorando a circulação na Rua Teresópolis (entrada principal da usina termoelétrica).

A sugestão que a CIPA fez para a empresa foi de providenciar quebra-molas para a rua e realocar o embarque e desembarque dos táxis para dentro do estacionamento principal da UTE.

Reunião Extraordinária da CIPA da TermoRio aconteceu no dia 12/03/2024, com a presença da gestão da unidade, TIC, ISC e RH. O Sindipetro Caxias também esteve presente com o presidente, Marcello Bernardo e o conselheiro fiscal e vice-presidente da CIPA Daniel Tomazine.

Na ocasião, ficou definido que as câmeras de vigilância não têm por objetivo focalizar nos trabalhadores e trabalhadoras, e não serão capazes de monitorar as telas e teclados das baias.

A empresa elucidou que os acessos às gravações devemsempre ser específicas e devidamente motivadas. Sendo assim, não terá acesso contínuo de gestores em geral, muito menos instrumentos de avaliação funcional, como auditorias comportamentais, por exemplo.

A empresa destacou a seguinte promessa: ‘Ressaltamos o compromisso da gestão da estatal de que não haverá câmeras de vigilância dentro da sala de controle. Salientamos que após a instalação dos equipamentos nos prédios, tanto a CIPA quanto o Sindicato serão convidados para opinarem sobre a posição das câmeras.

Até o momento não houve avanços neste processo. O Sindipetro Caxias reforça aqui o compromisso da luta contra todas as formas de assédio no ambiente de trabalho. Tendo qualquer novidade sobre o tema, voltaremos com novidades nos nossos canais de comunicação.

SINDIPETRO CAXIAS | 15/04/2024