Horas extras no TECAM só para os amigos do Rei
dezembro 23, 2020
Sindipetro Caxias participa da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da ALERJ
dezembro 23, 2020

Retrospectiva 2020

O ano de 2020 já mostrava que seria de luta desde janeiro, quando travamos a batalha sobre as mudanças unilaterais da empresa sobre a Tabela de Turno, como mostra a notícia sobre a reunião com a gestão da empresa, no dia 08/01: “Mesmo diante do resultado unânime das assembleias, que referendaram a proposta da FUP apresentada à Petrobrás para manutenção e pactuação das tabelas de turno de revezamento em um termo aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), a Gestão de Pessoas da Petrobrás insiste em implantar a tabela “3×2”, à revelia dos sindicatos e contrariando a vontade expressa dos trabalhadores”.

Uma batalha dura, em que os petroleiros ainda estão firmes na busca de um acordo que seja digno e respeite a saúde mental e física de todos. Foi na intenção de fomentar todos os petroleiros com os argumentos científicos sobre a mudança no Regime de Turno, que a direção realizou uma série de lives nos canais do Youtube e Facebook da entidade, com a participação de especialistas na saúde do trabalhador, além da nossa assessoria jurídica.

Foi também em janeiro que foi decretada uma das maiores greves dos petroleiros dos últimos anos. Foram quase 20 dias de ocupação do prédio mais importante do centro do Rio de Janeiro, o Edifício Sede da Petrobrás, o EDISE. Contou com a adesão de mais de 21 mil trabalhadores em 121 unidades do Sistema Petrobrás. “Dirigentes da FUP estão ocupando desde às 15h desta sexta-feira (31) a sede da Petrobrás, na Avenida Chile, no Rio de Janeiro. O objetivo é pressionar a gestão da empresa a negociar com a entidade alternativas que evitem as demissões na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná. Os petroleiros também cobram negociação das pendências do Acordo Coletivo, com suspensão imediata das medidas unilaterais que estão afetando a vida de milhares de trabalhadores”.

Em meio a uma greve histórica, os petroleiros elegeram a geofísica Rosângela Buzanelli para o Conselho de Administração da Petrobrás. Esta foi a primeira vez que uma representação dos trabalhadores foi eleita em 1º turno. E o petroleiro Felipe Homero Pontes foi eleito para o CA da Transpetro, consolidando no segundo turno uma vitória importantíssima para os trabalhadores.

No dia 16 de março, divulgamos o primeiro adiamento da reunião presencial com a Petrobrás, que trataria dos temas interstício e relógio de ponto, devido ao COVID-19. Além da suspensão das atividades presenciais na sede do Sindicato e FUP. Nesta época, ainda imaginávamos que seriam apenas duas semanas de isolamento social.
Tendo em vista a pandemia, realizamos neste ano nosso primeiro congresso virtual, além das reuniões mensais de aposentados e pensionistas e assembleias. Também adaptamos nossos empregados ao trabalho em home office.

De lá pra cá muita coisa aconteceu. O ano de 2020, ao mesmo tempo em que pareceu ter congelado em março, também pareceu ter durado muito mais do que esses 12 meses pela mudança que ele provocou no nosso estilo de vida. Estamos ainda nos adaptando e aguardando a imunização eficaz da população para que as reuniões e abraços seguros não fiquem só na memória.

Precisamos do povo saudável, forte e sem medo nas ruas para barrar o retrocesso que tem avançado desde o golpe de 2016.