Reunião RH REDUC discute regime especial para Manutenção e Inspeção

SIPAT da REDUC para o turno 2023
setembro 13, 2023
Sistema Petrobrás apresenta contraproposta aquém e decepcionante
setembro 14, 2023

Reunião RH REDUC discute regime especial para Manutenção e Inspeção

Nessa segunda-feira, dia 11 de setembro, ocorreu reunião entre o RH e Sindipetro Caxias na REDUC. Foi discutida, dentre outros temas, a possibilidade de implementação de um regime especial na Refinaria para a áreas de Manutenção e Inspeção. O debate contou com a participação de uma comissão formada por trabalhadores destas duas áreas na REDUC.

Durante a discussão, foi exposta a situação desta força de trabalho do Horário Administrativo, com pouca valorização profissional e remuneratória, excesso de trabalho e jornada, embora a empresa necessite constantemente destes profissionais fora do horário pactuado, à noite, em feriados e em finais de semana, para a garantia da continuidade operacional. Prova disso é que os serviços em horário deslocado ocorrem de forma rotineira e não apenas em situações emergenciais. Inclusive com escalas de trabalho em horários alternativos já previamente montadas.

O RH confirmou a existência de uma intenção em estabelecer o sobreaviso parcial, como uma forma de reconhecimento desta necessidade e de garantir a formalização desta condição.

A comissão comunicou que a simples adoção do sobreaviso parcial não resolveria o problema, porque os trabalhos fora do horário são, em sua maioria programados, planejados, rotineiros ou da própria natureza do serviço. Além disso, foi apontado que a presença permanente dos serviços de Inspeção e Manutenção refletem em grande economia de custos evitáveis, pelo caráter do pronto atendimento. Foi solicitado, portanto, que a empresa estude a viabilidade de implementação de turno também para essas atividades.

A falta de valorização da carreira, também foi abordada, sendo o turno uma possibilidade de correção desta situação. Muitos profissionais buscam transferência para outras áreas ou oportunidades em outras empresas, visando melhorias salariais. Isso impacta na retenção de talentos e memória técnica em atividades altamente especializadas. O RH se comprometeu a levar este pleito à alta gestão.

Foto: Agência Petrobrás