Sessão solene na ALERJ comemora os 70 anos da Petrobrás exaltando papel econômico e social da estatal no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro

Concurso para Transpetro oferece 207 vagas de emprego
outubro 10, 2023
Eleições CIPA REDUC: Sindipetro Caxias convoca categoria para votar nas candidaturas apoiadas pelo Sindicato
outubro 11, 2023

Federações, Sindicatos e entidades representativas dos trabalhadores da indústria da energia brasileira se reuniram nesta tarde, 09/10, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) para celebrar os 70 anos da Petrobrás.

O presidente da estatal, Jean Paul Prates junto a outros membros da direção da empresa também estiveram presentes. Em sua fala Prates destacou a importância histórica de figuras políticas que trabalharam para a criação, defesa e manutenção da empresa. O presidente prometeu a reabertura do EDISE – após reforma – e investimentos em energia renováveis.

Lembrada como um símbolo do serviço público de qualidade e da alta tecnologia, a Petrobrás foi descrita como essencial para o Brasil, para o Estado do Rio de Janeiro e na valorização do Brasil no cenário internacional.

A categoria petroleira, que é a responsável pela construção e manutenção da Petrobrás, foi lembrada e defendida por Adaedson Costa, secretário-geral da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP). Para Costa, a Petrobrás melhora o Brasil e o Rio de Janeiro não só pelos royalties, mas também pela geração de empregos diretos e indiretos e pelo desenvolvimento de novas tecnologias. Para o futuro, o secretário listou como prioridade a transição enérgica justa.

Tezeu Bezerra, diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP), apontou os momentos sombrios de ataques à empresa pela gestão bolsonarista. Tezeu pediu para Jean Paul e para os membros da direção presentes que tenham pressa na resolução nos equacionamentos da PETROS e na defesa dos direitos das mulheres. “Já deixamos para trás um governo que não abria diálogo com os trabalhadores, agora queremos avançar na agenda da categoria, por direitos dignos”, disse o diretor da FUP.

As Federações apontaram a construção de navios, estaleiros e plataformas próprias fundamental para a ampliação e consolidação da autossuficiência energética nacional.

O Sindipetro Caxias celebra cada trabalhador e trabalhadora que construiu e que mantém a Petrobrás com muita luta! DEFENDER A PETROBRÁS É DEFENDER O BRASIL!