Transpetro persiste com Exclusão da Automação do TECAM do Adicional de Dutos

Chuvas no RJ: Sindipetro Caxias cobra medidas emergenciais da empresa
janeiro 15, 2024
Empresa apresenta nova proposta de PLR
janeiro 16, 2024

Transpetro persiste com Exclusão da Automação do TECAM do Adicional de Dutos

Empresa descumpre Acordo Coletivo de Trabalho assinado

Em continuidade ao assunto tratado no ofício 492/2023 sobre a implementação do Adicional de Dutos no TECAM, o Sindipetro Caxias expressa total discordância com a exclusão do pessoal da Automação do recebimento do novo Adicional de Dutos.

As justificativas apresentadas em reunião realizada no dia 27 de dezembro de 2023, não refletem a realidade da organização, nem a divisão do trabalho entre os setores, que, no caso dos empregados do sobreaviso da Automação do TECAM, contempla a multidisciplinaridade.

Exigir a atuação multidisciplinar sem indenizar os trabalhadores é um DESCUMPRIMENTO DE ACORDO COLETIVO DE TRABALHO ASSINADO.

Entendemos que existem diversos exemplos de atuação de tarefas de outros cargos e ênfases, conforme os seguintes casos:

• No TECAM, devido ao efetivo de operadores ser de apenas dois operadores por turno, os mesmos são proibidos de se ausentar do terminal, o que muitas vezes exige que o Técnico de Automação em sobreaviso atue presencialmente nessas áreas. Inclusive movimentando válvulas – seja por necessidade operacional ou testes;
  • Existem atuações na REDUC, Duplo Bloqueio, Scraper, Ponto F, Plangás e Válvulas de Controle hidro-pneumático com CLP incorporado;
  • Há também a atuação no QAV Galeão (Suporte nas duas pontas REDUC/Galeão);
  • Em caso da intervenção, persistindo a impossibilidade de atuação remota, como a operação não atende extramuros mais, o Sobreaviso de Automação fica incumbido de possíveis movimentações de alinhamento nessas áreas. Caracterizando assim a atividade de O&M (multidisciplinar);
  • A Transpetro em função do quadro insuficiente de técnicos próprios de telecomunicações e de seus contratos subdimensionados nessa área vem, ao longo do tempo, contando com o suporte proativo do pessoal da Automação para atividades de Telecomunicações. A atuação em equipamentos de Telecomunicações pelo pessoal da Automação como Switchs, Roteadores e Conversores de Mídia, além de tarefas de cadastramento, especificação e manutenção desses itens, ocorre de forma multidisciplinar;
  • A gerência tem apenas um motorista para várias disciplinas e muitos técnicos. Muitas vezes existem carros disponíveis, mas sem motorista. Os deslocamentos são necessários para realização das atividades.

Ressaltamos que a insistência da Transpetro em exigir a atuação multidisciplinar, sem indenizar a categoria por isso configura como DESCUMPRIMENTO DE ACORDO COLETIVO DE TRABALHO ASSINADO.

Dadas as condições atuais da organização do trabalho e para garantir a continuidade operacional e a segurança das pessoas e instalações, o Sindicato está solicitando que a Transpetro proceda a inclusão do pessoal do Sobreaviso da Automação na listagem do novo Adicional de Dutos.

Sindipetro Caxias | 15/01/2024