Unidade leva novamente milhares de aposentados a protesto em defesa da Petros no EDISEN

É AMANHÃ o nosso grande Ato Unificado em defesa da Petros!
agosto 22, 2023
Todos ao ato hoje contra as chacinas policiais!
agosto 24, 2023

Nesta quarta-feira (23), mais uma vez os trabalhadores petroleiros aposentados ocuparam a entrada da sede da Petrobrás, no Edifício Senado para exigir o fim dos PEDs. O ato que foi convocado pelas federações FUP e FNP, todos os 18 Sindipetros e as associações de aposentados de forma unitária reuniu mais de 1000 trabalhadores de diversas regiões do país.

O protesto reivindica o fim dos Equacionamentos nos planos do fundo de pensão Petros, que impõem a estes trabalhadores descontos abusivos em seus contracheques. Há uma promessa da nova gestão de resolver este problema com a Petrobrás, pagando uma dívida bilionária que tem com a Petros, mas até hoje a categoria não obteve avanços em sua demanda.

A manifestação é a terceira seguida em dois meses e contou com a massiva participação dos aposentados da Reduc. O Sindipetro Caxias iniciou este movimento em abril deste ano convocando a primeira manifestação e articulando a unidade das federações para as manifestações que vieram. A grande palavra de ordem do ato foi a unidade, que se expressa também nas chapas para a eleição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Petros, com os números 51 (Conselho Fiscal), e 65 e 66 (Conselho Deliberativo).