XV CONDUC aprova pauta do ACT 2023 dos petroleiros de Caxias e prioridade na luta contra a extrema direita

Sindipetro Caxias entrega Carta de Reivindicações ao novo GG da REDUC em ato de posse
julho 12, 2023
FIM DA ESPERA: Petros finalmente escolhe novo presidente, após 3 meses de enrolação
julho 13, 2023

XV CONDUC aprova pauta do ACT 2023 dos petroleiros de Caxias e prioridade na luta contra a extrema direita

Nos dias 29 de junho e 1 de julho de 2023, foi realizado o XV Congresso dos Petroleiros de Duque de Caxias, reunindo mais de 70 trabalhadores e trabalhadoras da base de Caxias, além de representações dos Sindipetros RJ, NF, BA e PE/PB e das direções da FUP e da FNP. O Congresso teve maior participação que o do último ano, demonstrando um crescimento de participação da categoria.

Durante o evento, foram discutidos diversos temas de relevância para os petroleiros. Uma das pautas centrais tratadas foi a aprovação das reivindicações da categoria, buscando melhores condições de trabalho, remuneração justa e garantia de direitos trabalhistas. Através de debates e votações, as demandas foram elencadas e aprovadas, e agora serão encaminhadas ao XIX CONFUP que será realizado de 3 a 6 de agosto em Cajamar (SP).

Outro ponto importante do congresso foi a eleição dos delegados que representarão os petroleiros de Duque de Caxias no Congresso da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Os delegados eleitos terão a missão de levar as demandas locais e contribuir para a construção de propostas e ações conjuntas em âmbito nacional. Foram eleitos 17 delegados, sendo 12 para a Chapa Resistência Petroleira, 3 para a chapa CONFUP Unidade PETROS/PETROBRÁS e 2 para a chapa Petroleiros Socialistas.

Os delegados analisaram também os desafios enfrentados pelos trabalhadores diante do novo governo Lula e da nova gestão da Petrobrás. Com 86% dos votos do Congresso, foi aprovada uma resolução que posiciona o Sindipetro Caxias na defesa do governo Lula diante dos ataques da extrema direita, mas mantendo a independência do sindicato. Ao final do Congresso os delegados que reivindicam a FNP também puderam eleger seus dois delegados de minoria para o Congresso da FNP em uma reunião a parte.

Por fim, o XV CONDUC reafirmou o papel de protagonismo do Sindipetro Caxias na luta pela unidade da categoria petroleira. Foi aprovada uma resolução propondo uma coordenação unificada entre FUP e FNP do ACT 2023, com mesa única, agenda comum e participação coordenada nos GTs de negociação. A proposta foi levada ao Congresso da FNP e será encaminhada também ao Congresso da FUP.

Leia as Resoluções aprovadas no XV CONDUC 2023: