Além da eleição de delegação em assembleia, iniciativa para ampliar a participação da categoria nas tomadas de decisão do próximo acordo resultou em 134 propostas para construção do ACT 2025
No dia 28 de junho, foi realizado o XVII Congresso dos Petroleiros e Petroleiras de Duque de Caxias, no CEPE-Caxias. Com o tema “Magda, Petrobrás é para o povo, não para os acionistas”, o evento reuniu trabalhadores e trabalhadoras das bases de Caxias, aposentados/as e da ativa e contou com a participação de representantes da FUP e da FNP.
O Sindipetro Caxias disponibilizou durante os últimos meses um endereço de e-mail onde a categoria pode enviar sugestões para o próximo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Somando os e-mails, sugestões em Assembleias e durante o congresso foram sistematizadas 134 colaborações para a construção da nossa luta por direitos.
Após a reunião das pautas enviadas pela categoria petroleira e votação no CONDUC, as propostas foram Sistematizadas pelo Sindicato nas seguintes categorias:
– Conjuntura Internacional e Nacional;
– Petrobrás;
– Plebiscito Popular;
– ACT e Pendências;
– Regime e Frequência;
– AMS e Petros, Efetivo;
– Transferências, Transferidos e Novos Empregados;
– Movimento Petroleiro;
– Diversidade, Assédio e Luta contra as opressões;
– Defesa do Sistema Petrobrás;
– Margem Equatorial;
– Mobilização Sindical e Lutas;
– Saúde, Segurança e Condições de Trabalho.
Leia aqui a Sistematização completa das demandas da categoria petroleira votadas no Congresso
Eleitos em diversas assembleias realizadas em meio a paralisações da categoria em defesa de sua pauta local e para que a gestão Magda negocie com a categoria, os delegados e delegadas presentes no congresso elegeram, além da pauta de lutas, a delegação de Duque de Caxias que irá à XIII Plenária Nacional da FUP entre os dias 4 e 7 de agosto, em Recife (PE).
Representará a categoria a delegação composta pelos seguintes trabalhadores e trabalhadoras das bases de Caxias: Bruno Incutto Bastos, Carlos Alberto Sales de Holanda, Fernando Cesar Garrido de Paula, Marcello Bernardo Xavier Reis Sá, Michelle Capone Pereira, Narciso Barreto Pires Ferreira, Raira Coppola Auler e Thalles Cahon Leopoldo.
O XVII CONDUC foi encerrado com uma homenagem ao nosso querido companheiro Daniel Tomazine que se despede da categoria petroleira e da cadeira no Sindipetro Caxias nas próximas semanas. O agora ex-diretor do Sindipetro Caxias se despede da UTE após mais de uma década de trabalhos prestados à Petrobrás, à CIPAA e à luta dos petroleiros e petroleiras, assim como do Sindicato. Tomazine iniciará uma nova etapa da sua vida e carreira no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Faltam palavras para agradecer ao nosso diretor pela sua dedicação, seriedade, empenho, organização e carinho ao longo destes anos de luta e convivência. Brilhou aqui e vai brilhar lá. Sucesso de nossa diretoria, funcionários e funcionárias!





















