Garantir dignidade sanitária para trabalhadoras é uma premissa de qualquer entidade que representa seus direitos. Dessa forma, a diretoria do Sindipetro Caxias, nas figuras de Michelle Capone e Fernando Garrido, atuou junto à gestão da UTE para a instalação de um banheiro exclusivamente feminino próximo à área de trabalho da GE.
A prestadora de serviço havia disponibilizado apenas um posto sanitário masculino, o que, inclusive, é insuficiente contratualmente, já que, ao se colocar como prestadora de serviço, a GE havia se comprometido com a instalação de dois banheiros na área industrial. Assim, as trabalhadoras precisavam caminhar até o prédio administrativo para utilizar o banheiro.
Após a demanda ser apresentada pelo Sindicato, a GE instalou o sanitário exclusivo para mulheres na área industrial. Trata-se de uma situação que poderia ter sido evitada se a prestadora tivesse cumprido o acordado e se o machismo não fosse estrutural.
Nossa luta é a luta de muitas por equidade e reconhecimento. Esperamos que, em breve, casos como esse não precisem da intervenção sindical nem da mobilização das mulheres para que um direito assegurado seja reconhecido.
Sindipetro Caxias | 16/10/2025