Mobilização por melhores condições de segurança na REDUC e solenidade em memória do vigilante marcaram as assembleias dos dias 13 e 14 de março
Em solenidade à memória de Leonardo Lopes, o vigilante terceirizado assassinado a tiros na REDUC na tarde deste domingo (12), as assembleias de ontem (13) e hoje (14) contaram com um minuto de silêncio e um chamada à luta por melhores condições de segurança na refinaria.
Detalhes das Assembleias:
O Sindipetro Caxias realizou assembleias em todos os grupos de turno da REDUC com aprovação massiva da categoria do atraso de 2 horas na entrada, além do Estado de Greve, imediato fechamento do restaurante para reformas, entre outras reivindicações. Com forte participação, a categoria disse um CHEGA bem alto para a alta gerência da empresa, que insistiu em reunião com o sindicato na última segunda-feira (13) em seguir não atendendo às reivindicações da categoria. Hoje novamente circulou nos grupos de WhatsApp o relato de uma mosca no suco de um trabalhador que vomitou após senti-la na boca.
Em meio à rodada de assembleia tivemos a notícia do assassinato de um colega de trabalho vigilante no último domingo. Nossos esforços se voltaram também para chamar a atenção da sociedade para a condição de abandono que se encontra nossa refinaria, ocasionado o óbito de mais um jovem trabalhador, pai de família. Junto ao SITICOMMM realizamos homenagens ao Leonardo denunciando a insegurança no local e exigindo melhorias imediatas para a refinaria.
Veja abaixo as matérias em que nosso presidente, Marcello Bernardo, falou à imprensa sobre a situação vexatória na segurança na REDUC que têm deixado os trabalhadores, principalmente, os terceirizados, o que resultou, inclusive na tragédia de domingo.
VEJA A REPERCUÇÃO NA IMPRENSA:
BOM DIA RIO e RJ TV – TV Globo https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/03/13/sindicato-relata-invasoes-e-furtos-na-reduc-onde-um-vigia-foi-morto-e-um-ato-heroico-sair-daqui-depois-das-20h-diz-funcionario.ghtml
PORTAL G1 – Grupo Globo
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/03/12/vigilante-da-reduc-morre-apos-ser-baleado-enquanto-trabalhava-no-rj.ghtml
O operador da base Carlos Eduardo que foi agredido recentemente na entrada da REDUC esteve presente na Assembleia do seu grupo no dia 13 e também denunciou a realidade vivida na refinaria. Em 2022 ele foi vítima de dois criminosos que o agrediram na porta da REDUC. Carlos ficou 10 dias internado no CTI e a empresa não ofereceu nenhum apoio ao trabalhador. “Recorri ao Sindicato para ter os meus direitos garantidos”.
Confira as reivindicações aprovadas pela categoria:
1 – Reforma da cozinha do restaurante;
2 – Um contrato que garanta refeição de qualidade;
3 – TICKET VR/VA:
a) Restaurante funcionando;
b) Logística interna que garanta que os turneiros receberão a refeição no local de trabalho CCL e CIC.
4 – Nutricionista da Petrobrás (fiscal) responsável pela Alimentação.
O Sindipetro Caxias exige que a Petrobrás garanta a segurança dos trabalhadores. A precarização chega na área industrial, na alimentação, no efetivo, dentre outras áreas, e na segurança corporativa. Chega!
INFORME SINDIPETRO CAXIAS | 15/03/2023