3º ATO UNIFIDADO EM DEFESA DA PETROS ACONTECE NO DIA 13 DE MARÇO

SINDIPETRO CAXIAS REALIZARÁ PLEBISCITO CONSULTIVO SOBRE FEDERAÇÕES
março 1, 2024
Lançamento da Campanha 21 Dia de Ativismo Contra o Racismo 2024
março 1, 2024

3º ATO UNIFIDADO EM DEFESA DA PETROS ACONTECE NO DIA 13 DE MARÇO

Petrobrás, pague suas dívidas com o fundo de pensão! Chega de Equacionamentos!

DIA 13 DE MARÇO (quarta-feira), a partir das 10 horasem frente ao Edifício Senado (Edisen), no centro do Rio de Janeiro, a categoria petroleira e os participantes e assistidos da Petros têm compromisso marcado: o 3° ATO UNIFICADO EM DEFESA DOS PARTICIPANTES DA PETROS.

Em 2023, aconteceram 3 atos, reunindo cerca de 1,5 mil pessoas. O primeiro, inicialmente mobilizado pelo Sindipetro Caxias e que tomou força com a unificação da luta. Já em 2024, nos mobilizamos no dia do Aposentado (24/01). Sempre frente ao Edisen, lutando para que a Petrobrás pague suas dívidas com a Petros e salve a fundação.

Convocada pelo Fórum das Entidades em Defesa dos Participantes da Petros*, a manifestação tem como objetivo de pressionar a Petrobrás a pagar as suas dívidas com o fundo de pensão e dar fim aos equacionamentos abusivos. Descontos esses que têm enxugado as aposentadorias e tirado a tranquilidade daqueles e daquelas que trabalharam para construir a empresa que conhecemos hoje. 

O 3° ato em defesa dos participantes da Petros acontece num momento estratégico e requer adesão máxima das bases da categoria petroleira. Atualmente, está em curso o GT da Petros para tratar de uma solução definitiva aos equacionamentos dos Planos Petros do Sistema Petrobrás (PPSPs), que há anos comprometem severamente os contracheques dos aposentados, aposentadas e demais beneficiários(as).

A categoria reivindica ainda maior participação dos trabalhadores e trabalhadoras na gestão da Petros, sobretudo o direito de eleger diretores e diretoras. Isso já ocorre em outros fundos privados de pensão e previdênciae toma por base o acordo realizado na 18ª vara do Rio de Janeiro, em 2007, que garante um(a) diretor(a) de seguridade e um(a) diretor(a) administrativo eleito(a) pela categoria.

O 3º ATO UNIFICADO PRECISA SER AINDA MAIOR! A categoria deve se mobilizar para dar ainda mais corpo a essa nova manifestação, pois somente a participação massiva dos petroleiros e petroleiras é capaz de pressionar a companhia por uma solução definitiva para colocar fim aos equacionamentos.

PARTICIPE E DIVULGUE! CHAME OS AMIGOS E FAMILIARES.

3° ATO UNIFICADO EM DEFESA DOS PARTICIPANTES DA PETROS

DIA: 13/03 (quarta-feira)

CONCENTRAÇÃO: a partir das 11 horas

LOCAL: Edifício Senado – Av. Henrique Valadares, 28 – Centro, Rio de Janeiro.

Fórum das Entidades em Defesa dos Participantes da Petros:*

Federação Nacional dos Petroleiros (FNP);

Federação Única dos Petroleiros (FUP);

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes;

Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf);

Federação Nacional das Associações de Aposentados;

Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe);

Associação dos Mantenedores e Beneficiários da Petros (Ambep).