Lançamento da Campanha 21 Dia de Ativismo Contra o Racismo 2024

3º ATO UNIFIDADO EM DEFESA DA PETROS ACONTECE NO DIA 13 DE MARÇO
março 1, 2024
Gestão do TM descumpre Norma Regulamentadora
março 4, 2024

Lançamento da Campanha 21 Dia de Ativismo Contra o Racismo 2024

A Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo é uma frente de ativistas do movimento negro, que é pautada pela luta antirracista. Durante o mês de março a campanha realiza diversas atividades, como debates, oficinas culturais, atos de rua etc. A abertura acontece no dia 01 de março e as atividades vão até 21/03, quando acontece uma ato de rua, para marcar o encerramento da edição da campanha. 

A primeira edição aconteceu em 2016, com o propósito de fortalecer o Dia Internacional de Combate ao Racismo, 21 de março. A data marca o dia em que uma manifestação pacífica contra a Lei do Passe ( que restringia a livre circulação da população negra) em Shaperville, Joanesburgo, na África do Sul, foi duramente reprimida, resultando no assassinato de 69 pessoas e centenas de ferido (segundo os dados oficiais). 

No ano de 2023, foi a primeira vez que o Sindipetro participou da campanha  e de lá pra cá tem tentado se integrar mais ao movimento negro do estado do Rio de Janeiro. Entendemos que o capitalismo se utiliza das opressões (racismo, machismo e LGBTfobia) para super explorar um setor dos trabalhadores e para dividi-los nas suas lutas contra os patrões. Por isso, é fundamental que os sindicatos e as organizações da nossa classe assumam a luta contra as opressões, como uma luta da classe trabalhadora de conjunto. 

Em breve o Sindipetro Caxias divulgará o calendário das suas atividades dentro da Campanha dos 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo. A abertura da edição deste ano pode ser acompanhada, hoje, 01/03, às 21h, pelo canal da campanha no You tube.

Hoje, 01 de março, às 21h, no canal da campanha YouTube: @21DiasAtivismoContraoRacismo

#21DiasDeAtivismoContraORacismo#21DiasDeAtivismoContraORacismo  

#21Dias#Antirracismo 🎉