Sindipetro Caxias leva denúncias da categoria e debate soluções na CIPA da REDUC

Convocação de Assembleia Rocha e Filho
setembro 14, 2023
Corpo Jurídico do Sindipetro Caxias garante custeio de tratamento de saúde para assistidos pela APS
setembro 15, 2023

Sindipetro Caxias leva denúncias da categoria e debate soluções na CIPA da REDUC

No último dia 31 de agosto o Sindipetro Caxias participouda reunião ordinária da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Refinaria de Duque de Caxias (REDUC).

Foram apresentados os últimos acidentes ocorridos no último mês que junto com aqueles ocorridos anteriormente mostram que estamos vivenciando uma sequência absurdadesses eventos na REDUC. Além dos listados abaixo, outros ocorreram após a reunião da CIPA e serão apresentados posteriormente:

– Uma trabalhadora sofreu uma fratura exposta ao cair em uma canaleta desprotegida na Vila das Empreiteiras;

– Um caldeireiro sofreu queimaduras ao abrir um equipamento pressurizado com vapor; 

– Um montador de andaime se acidentou durante sua atividade;

– Um ajudante de obra da unidade U-1943 teve os olhos atingidos por concreto;

– Um operador de guindaste teve ferimentos após a falha do cabeamento.

– Um motorista de caminhão sofreu uma projeção de hipoclorito de sódio a 12% no rosto;

– E um trabalhador quebrou o braço ao tropeçar em andaime mal isolado.

O acidente com operador de guindaste poderia ter tido um desfecho ainda mais grave. Criticamos duramente o fato de a investigação da ocorrência ter sido feita sem a participação de membros da CIPA e do Sindicato.

É denunciado ainda que outros casos venham a ser classificados como “mal súbito” e algumas ocorrênciasnão têm emissão de CAT, nem são notificadas para a CIPA e o Sindicato.

A quantidade inaceitável de acidentes é uma evidência de insegurança na refinaria. A comissão de Saúde e Segurança do Sindicato está discutindo formas de lutar por melhores condições de trabalho na REDUC.

Denúncias da categoria e cobranças feitas para a empresa:

– TEU/TM: Foi denunciada a ausência do trabalho em eletricidade no PPP. O baixo contingente de trabalhadores foi abordado uma vez que trabalhos que exigem ser em dupla pela NR-10 são feitos sozinhos.

– TEU/AE: foram denunciados vazamentos de ácido sulfúrico, ruido elevado, exposição a vapores orgânicos e falta de iluminação;

– OPC/HDT: exigiu-se a manutenção de amostradores de gás. Foi denunciado a falta de manutenção dos ejetores. As péssimas condições das CCL’s foram abordadas e feita a denúncia da ausência do monitoramento biológico do benzeno;

– Laboratório: reivindicou-se o conserto do ar-condicionado e a readequação da exaustão da sala de lavagem de garrafas. A ausência de pia na potenciometriae as condições precárias da sala de armazenamento de reagentes e soluções também foram cobradas na reunião.;

– TEU/ML: também foi denunciada a ausência de monitoramento biológico do Benzeno e a deficiência na ergonomia de todo o setor;

Ergonomia

Uma equipe de ergonomia da companhia realizou levantamento das demandas da refinaria. Agora, com as avaliações concluídas, o grupo se reunirá para buscar sanar os problemas ergonômicos encontrados nos ambientes de trabalho. O diretor do Sindipetro Caxias e cipista Marcio Gabriel participará desse grupo por indicação da CIPA. Foi cobrado que também haja um nome indicado pelo Sindicato para participar das discussões.

A REDUC apresenta graves problemas relativos à ergonomia nas unidades. Por se tratar de uma refinaria construída nos anos 60, equipamentos expõem os trabalhadores e trabalhadoras a riscos de acidentes e doenças ocupacionais. Portanto, devemos defender que sejam consideradas as questões relativas ao tempo de trabalho, iluminação, pressões psíquicas e todos os fatores que garantam um trabalho saudável, e não apenas a adaptação das pessoas aos equipamentos, como o caso dosEPIs femininos estão sempre em falta, o que aumenta as situações de vulnerabilidade.

A CIPA é regida pela NR-5, onde a representação dos(as)trabalhadores(as) e empresa são paritárias. Ao contrário do que as empresas – assim como a Petrobrás – dizem, não somos uma família com os mesmos interesses compartilhados. Os(as) trabalhadores(as) colocam a saúde e a vida em risco diuturnamente. Nossas lutas pela garantia de um ambiente saudável devem ser incansáveis. A direção do Sindicato está sempre buscando junto com a categoria formas de avançar nesse sentido.

Eleição da CIPA

Ficou definido o calendário para as eleições para a próxima gestão da CIPA, onde serão eleitos 9 titulares e 8 suplentes, que tomarão posse até o início de dezembro. A inscrição vai até o dia 22/09. Os(as) trabalhadores(as) que queiram defender os interesses da categoria relativos à saúde e segurança devem se candidatar. Fiquem atentos(as) às datas!

Auditoria SPIE

No dia 2 de outubro a REDUC passará por uma Auditoria do Instituto Brasileiros de Petróleo (IBP), para avaliar a manutenção – ou não – do Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos (SPIE). Serão entrevistados os indicados pela CIPA e pelo Sindicato para levar ao conhecimento do IBP as demandas da categoria relativas à inspeção interna da refinaria.