Assinado ACT 2022-2023

Convocação de assembleia
setembro 23, 2022
Mobilização dos trabalhadores do TECAM por adicional
outubro 3, 2022

Assinado ACT 2022-2023

No dia 14/09, a direção do Sindipetro Caxias assinou as minutas de Acordo Coletivo de Trabalho 2022-2023 Petrobrás e Transpetro. Com a assinatura nesta data, todos os efeitos de reajustes e benefícios contidos no acordo retroagem a 01 de setembro de 2022.

Em relação à tabela de contribuição de grande risco do plano de saúde, somente em setembro ocorrerá a prática da relação de custeio de 50×50 no reajuste, conforme divulgado pela Cia. Isso porque mesmo com a assinatura dentro do prazo estipulado por ela, a folha do mês já havia sido fechada. Porém, a diferença de valor será ajustada no contracheque de 25 de outubro de2022, retroativamente.
As assembleias das bases REDUC, UTE e TECAM, realizadas de 8 a 14 de setembro, decidiram pela assinatura do acordo, totalizando 483 votos favoráveis, 147 contrários e 17 abstenções, mas não sem a realização de um importante debate sobre os caminhos desta campanha.

Ainda, a categoria aprovou, por 575 votos favoráveis, 23 contrários e 35 votos de abstenção, uma série de compromissos apresentados pela direção do Sindipetro-Caxias no marco da luta pela garantia de direitos da base de Caxias diante do novo acordo assinado. E o desbloqueio da verba residual da contribuição assistencial recebida para esta campanha de ACT por 559 votos pela aprovação, 22 pela rejeição e 67 votos de abstenção.

Também foi enviado ofício à Transpetro com a ressalva aprovada em assembleia, um dos compromissos assumidos pela diretoria na carta aprovada, contestando a retirada da cláusula de Adicional de Gasodutos.

Pauta Aprovação Rejeição Abstenção
1) Avaliação da assinatura da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho 483 147 17
2) Carta-Compromisso do Sindipetro Caxias 575 23 35
3) Destinação de verba da Contribuição Assistencial aprovada pela categoria para a campanha do ACT 559 22 67