COQUE: Ar condicionado da cabine de descoque está quebrado

IRPF 2024: Sindipetro Caxias garante assessoria contábil para associados e associadas
março 18, 2024
COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA (25/03) O PLEBISCITO CONSULTIVO SOBRE AS FEDERAÇÕES PETROLEIRAS
março 19, 2024

COQUE: Ar condicionado da cabine de descoque está quebrado

Poucos dias após denunciarmos a má gestão do OPC/CQ por impôr aos trabalhadores e trabalhadoras uma condição de trabalho em ambiente insalubre onde, além do ruído elevado, existe o estresse térmico e inúmeros vazamentos de vapor, o setor volta aos holofotes.

O descaso com a categoria fica evidente com o desrespeito às Normas Regulamentadoras (NRs) e a falta de manutenção. Mais uma vez, a cabine de descoque ficou sem ar condicionado, em um momento de calor excessivo. Ontem (18), por exemplo, o Rio de Janeiro vivenciou uma sensação térmica maior que 60ºC.

Os equipamentos nunca funcionaram a contento, pois não possuem plano de manutenção. O descoque é uma manobra longa, realizada em um ambiente com altas temperaturas , ruído e vapores. E ainda as partículas de pó de coque, altamente tóxicas.

A cabine de descoque é um projeto de adequação à NR-15 que levou 7 anos para ser entregue à categoria. É uma necessidade e não um luxo. É a medida adotada para minimizar a exposição do trabalhador ao ruído, calor e poeira de coque, conforme preconiza a norma.

O Sindipetro Caxias não tolerará uma situação que fere a saúde do trabalhador. Nossa posição é que nenhuma atividade que prejudique nossa saúde, além do limite tolerável, deva ser exercida!

Sempre que os trabalhadores e trabalhadoras se depararem com condições de trabalho que atentem contra a sua saúde, segurança e manutenção da qualidade de vida, devem chamar o Sindicato a comparecer na sua unidade, para que possamos exercer de forma coletiva o direito de recusa previsto na cláusula 86 do ACT.

A direção do Sindipetro Caxias vai mobilizar a categoria pela recusa de trabalhar nessas condições insustentáveis. Nós exigimos condições adequadas de trabalho. Chega de condições insalubres!

SINDIPETRO CAXIAS | 19/03/2024