Sindipetro Caxias participa de reunião com Ministro Geraldo Alckmin

Em vistoria na vila das empreiteiras junto do MTE, sindicato constata que reforma não resolveu os problemas
março 27, 2023
Cipa realiza inspeção das condições de trabalho nos setores de transferência, estocagem e utilidades
março 27, 2023

Sindipetro Caxias participa de reunião com Ministro Geraldo Alckmin

O vice-presidente assume o compromisso de criar um GT sobre conteúdo local e um Conselho para debater produção de fertilizantes

Na tarde da última sexta- -feira, dia 10, o Sindipetro Caxias participou da reunião, junto a FUP e diretores de outros Sindipetros, com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. O encontro foi marcado pelo debate sobre a política de desenvolvimento industrial brasileiro, diminuição da importação de fertilizantes, fortalecimento do refino, indústria naval e biocombustíveis.

O incentivo à industrialização no país é um tópico importante para os petroleiros, uma vez que impulsionamento da pasta significa o investimento na indústria petroleira local. O que gera o aumento de postos de trabalho na construção de plataformas, navios, sondas e refinarias que estão em queda desde 2016, com perda de 4,4 milhões de empregos com a redução do conteúdo local de 62% para 18%, segundo dados do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep).

Foi sugerido ao ministro Alckmin a criação de um Grupo de Trabalho focado na gestão do conteúdo local e cobrada participação dos trabalhadores no conselho que vai discutir a política nacional de fertilizantes. Hoje, o Brasil importa 85% de todo o insumo utilizado no país, sendo urgente dar fim à grave dependência de importação do material para termos maior autonomia.