Sindipetro Caxias realiza ato na REDUC pelo Dia Internacional de Luta das Mulheres

Trabalhadores acusam Petrobrás de servir alimentação estragada aos funcionários na REDUC
março 8, 2023
Resumo Reunião CIPA REDUC 16/02
março 9, 2023

Ao final, assembleia aprovou Estado de Greve da categoria contra o esculacho na alimentação da refinaria

Neste dia 8 de março, o Sindipetro Caxias realizou uma manifestação com atraso de 2h na entrada do grupo B do turno e do Horário Administrativo contra o machismo e o assédio que as mulheres petroleiras sofrem no cotidiano laboral e na sociedade. Com a presença de mais de 200 petroleiros, a assembleia foi conduzida do início ao fim pelas diretoras do Sindicato Michelle Capone, Patrícia Candreva e Paula Pego. Vale destacar a atitude da diretoria do sindicato, que aprovou a liberação sindical das diretoras mulheres, que já estiveram como liberadas em outras ocasiões, ao longo deste período para ter tempo para se dedicar às tarefas do 8 de março.

Diversas entidades estiveram presentes e fizeram saudações à iniciativa dos petroleiros em comemorar o dia das mulheres em luta na porta da refinaria. Passaram pelo ato o Sindipetro-RJ, a FNP, o Movimento Mulheres em Luta, o Fórum em Defesa do Direito das Mulheres de Duque de Caxias, a Coletiva Feminista do PSOL, o movimento de juventude Rebeldia e a CSP-Conlutas. Após diversas falações sobre a importância da luta contra o assédio no ambiente de trabalho e o papel dos homens também em combater e coibir seus colegas, foi anunciada a realização do Encontro das Mulheres da FNP e do Encontro de Mulheres Unificado FUP-FNP, que ocorrerão em breve para organizar as pautas das petroleiras brasileiras.

Ao final foi realizada a segunda assembleia da rodada sobre a questão da alimentação que passou de qualquer limite. O Sindicato apresentou à categoria a proposta de Estado de Greve para pressionar a gestão da empresa para a implementação imediata do Ticket VA/VR, além do fechamento imediato do restaurante para reforma e mudança do contrato para melhoria da comida servida no restaurante. A revolta da categoria é visível e a disposição de luta é iminente. O sindicato irá fazer o que for preciso para avançar esta pauta. As dirigentes do sindicato encaminharam a votação do indicativo do sindicato que foi aprovado por unanimidade pelos presentes.

Na hora do almoço as diretoras do Sindipetro Caxias estiveram no restaurante do CEPE-Caxias dialogando com as petroleiras que foram almoçar lá com materiais produzidos especialmente para o 8 de março. Em seguida as petroleiras e seus colegas se encaminharam para o ato unificado do movimento feminista na Candelária no Centro do Rio com suas faixas, adesivos e bandeiras de luta!